Alma Coin de Jogos Vorazes

Os políticos mais manipuladores da ficção

Temos sido bombardeados nos últimos dias com notícias à respeito da crise política nacional. O site Alternativa 42 não tem posicionamento diante do intrincado jogo de estratégia que se tornou nosso cenário político, mas gostaríamos de elencar alguns líderes políticos da ficção que não fariam feio junto à esses mestres da manipulação. Eis a nossa lista:

5)- Presidente Alma Coin de Jogos Vorazes:

img1

O tempo todo odiamos Snow com todas as nossas forças e aprendemos a confiar nessa mulher que diz ter a chave para promover a mudança necessária para a sociedade. Mas aos poucos somos obrigados a reconhecer que ela nos manipulou também. Só Katniss para dar um jeito nisso tudo!

4)- Wilford de Expresso do Amanhã:

img2

Um trem vaga incessantemente ao redor do planeta, abrigando os últimos seres humanos sobreviventes de uma catástrofe climática que fez com que a Terra voltasse a Era do Gelo. Dentro do trem os primeiros vagões são habitados pelos mais abastados. Eles têm todo tipo possível de regalia. Na cauda estão os pobres, que são mal alimentados e vivem em condições sub-humanas trabalhando para a manutenção da locomotiva. Uma rebelião se inicia na cauda com o objetivo de invadir cada vagão à frente até chegar no primeiro, onde estaria o idealizador e líder do trem, Wilford. A rebelião é sangrenta e apenas um personagem de fato chega ao seu objetivo e encontra o homem. Sem spoilers, mas a realidade que ele começa a entender através de Wilford mostra que não há limites quando alguém tem a ambição de ser Deus.

3)- Lorde Petyr Baelish de Game of Thrones:

Lorde Petyr Baelish de Game of Thrones

Em Game of Thrones não faltam manobras políticas, afinal esse é o jogo dos tronos (dãã!) e nele ou você ganha ou você morre. Todos almejam o Trono de Ferro, seja pelo poder simplesmente ou por algum motivo considerado mais nobre. No entanto já está claro que muitos dos que se consideram jogadores são, na verdade, peças dentro do jogo, movidas pelas mãos de Petyr Baelish. Também conhecido como Mindinho, Petyr nasceu numa casa de pouca importância dentre as casas nobres de Westeros. Em sua juventude ele se apaixonou por uma jovem chamada Cathelyn, filha mais velha do líder da casa governante das terras fluviais, os Tully de Correrrio, uma das mais ricas e influentes do reino. Claro que a mão de Cathelyn não lhe foi concedida. Ao invés dele a moça foi prometida ao jovem Brandon, da antiga casa Stark de Winterfell. O coração partido e a humilhação desenharam uma mudança nas atitudes de Mindinho, que se tornou implacável em sua busca por status e poder. Com sua habilidade de manipular as pessoas ele pôde alcançar várias posições importantes, bem acima do seu nascimento, se tornando Mestre da Moeda, Senhor de Harrenhal, Senhor Supremo do Tridente e Lorde Protetor do Vale. Sua ambição é reinar sobre os Sete Reinos e em nome desse objetivo ele é capaz de conspirar, enganar e até mesmo matar. Mas sem perder a fleuma e seu sorrisinho, claro.

2)- Palpatine de Star Wars:

img4

Nascido em Naboo e de origem nobre, tornou-se político influente chegando, com o passar dos anos, a ser eleito Chanceler da República. Mas, como sabemos, por baixo dessa carinha de santo Palpatine era na verdade um Lord Sith, conhecido como Darth Sidious. Todas as suas ações, mascaradas com boas intenções, visavam apenas a destruição da Ordem Jedi (que ele praticamente dizimou), a queda da República e criação do Império Galático. Um de seus discípulos era chamado de Darth Maul, mas o mauzão era ele mesmo!

1)- Frank Underwood de House of Cards:

img5

Vamos terminar a lista com um personagem carismático, que nós amamos odiar. Ele é charmoso, brilhante, incansável, perfeccionista, cínico, pragmático, calculista, antagônico, enfim, um humano complexo. Seu objetivo é nada além de ser o homem mais poderoso e influente do planeta. Para atingir esse propósito Frank não mede esforços, o mundo é um prêmio mais do que suficiente para qualquer sacrifício que ele possa ter que fazer. O personagem já foi comparado com políticos tupiniquins, mas suas artimanhas são fichinha perto do que andam aprontando por aqui.

Mais um líder que poderia completar nossa lista? Deixe um comentário com a sugestão!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s