Detonando o Futuro

Dia Mundial da Água no Cinema

Hoje é o Dia Mundial da Água e todos nós estamos cansados de saber que a vida nesse planeta só é possível por causa dela. Mesmo assim o desperdício continua, ainda não está na cabeça das pessoas que esse recurso não é infinito e pode mesmo acabar. Aliás, milhares de pessoas ao redor do mundo já vivem em locais onde há uma total escassez hídrica, o que prejudica o desenvolvimento social dessas regiões sob vários aspectos. O cinema já vem falando sobre o tema há tempos em diversos filmes, curtas metragens e documentários. Vejamos alguns exemplos de como a sétima arte retratou o cenário possível diante da falta desse valioso recurso:

Solarbabies (Guerreiros do Sol):

Guerreiros do Sol

Filme de 1986 dirigido por Alan Johnson, traz um mundo pós-apocalíptico onde toda a água restante no planeta é controlada por uma organização paramilitar, a Eco Protetorado. Órfãos são criados em orfanatos mantidos pela organização para serem recrutados posteriormente. Um grupo dentre esses órfãos encontra numa caverna uma forma de inteligência alienígena que possui poderes especiais, inclusive o de criar chuva. Eis uma previsão otimista: para nós a única solução terá que vir dos Ets!!

Tank Girl (Detonando o Futuro):

Detonando o Futuro

Comédia de 1995 baseada na HQ homônima criada por Jamie Hewlett e Alan Martin. Em 2022 um cometa cai na terra provocando um longo período de estiagem. Por volta de 2033 a água, já muito escassa, é usada pela corporação Water&Power para controlar a população. Rebecca Buck, a Tank do título (Lori Petty) pertence à um grupo que guarda uma das ultimas fontes de água que não é controlada pela W&P. Dúvidas se a Tank Girl vai ou não salvar o dia? Eu não tenho nenhuma!

Waterworld (O Segredo das Águas):

img3

Filme de 1995 protagonizado por Kevin Costner (who?). No longa ele interpreta o Mariner, um cara estranho que vende terra, um produto raro desde que o mundo todo ficou submerso em águas pelo derretimento das calotas polares. Ele passa por muitos perigos para defender uma garota chamada Enola (Tina Majorino) e sua guardiã, Helen (Jeanne Tripplehorn). Acontece que a menina tem um mapa desenhado nas costas que leva até um lugar chamado Dryland, ou Terra Firme. O filme teve muitos problemas em sua produção e por isso acabou sendo vencedor do Framboesa de Ouro daquele ano, mas acredito que valha alguma reflexão.

007 Quantum of Solace:

img4

Nesse filme James Bond (Daniel Craig) enfrenta uma organização criminosa chamada Quantum. Um de seus lideres, Dominic Green (Mathieu Amalric) planeja se apropriar do estoque de água da Bolívia para ter o controle de todo o recurso hídrico e da energia elétrica do país. Pois é, não é só o petróleo que pode motivar um golpe de estado. Vamos abrir o olho pessoal!

Mad Max Fury Road:

Mad Max Estrada da Fúria

Mais uma vez o vilão, no caso o tirano Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne), controla a água para governar uma população. Max (Tom Hardy) acaba envolvido com o exército dos War Boys, que são subordinados de Joe e com a dissidente Imperatriz Furiosa (Charlize Theron). As mulheres dão o show e por fim Furiosa libera a água para todos. Claro, as mulheres, sempre as mulheres…

Menção honrosa: Acquaria (Brasil, 2003)

img6

Num futuro distante o planeta se tornou num imenso deserto onde os humanos restantes vivem em comunidades isoladas. Sarah (Sandy) e Kim (Junior) junto de outros companheiros enfrentam muitos perigos em busca de água. Esse filme representa o Brasil na nossa listinha. Creio que a intenção é o que conta!

Estejam à vontade para deixar comentários e sugestões para engrossar nossa humilde lista e lembrem-se (como diria um amigo meu): “O poder é de vocês!”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s