Batman V Superman - Crítica sem spoilers

Batman V Superman – Crítica sem spoilers

Estreou finalmente um dos filmes mais aguardados pelos fãs de HQ desse universo: Batman vs Superman – A Origem da Justiça. Dirigido por Zack Snyder, o filme que conta a origem da Liga da Justiça chegou botando banca nas bilheterias, batendo recorde na pré- venda.

Entretanto, segundo fontes especializadas, teme-se que a bilheteria seja prejudicada pelas críticas negativas que vem recebendo e acabe sofrendo uma certa queda. Segundo a Variety o filme precisa bater a marca de $800 milhões para se pagar e render lucro para os estúdios.

O hype em torno do filme é gigante, mas procurei ir com expectativas moderadas para a sessão. Queria aproveitar ao máximo e me deixar surpreender. Foi a melhor atitude, pois do contrário eu poderia ter saído bem decepcionada.

A história se passa algum tempo depois da terrível luta entre Kal El e General Zod. Bruce Wayne está cheio de dúvidas quanto às intenções do Homem de Aço em relação à humanidade e por isso planeja desenvolver uma arma para defender a raça humana do potencial perigo que o alienígena representa. Por outro lado Clark Kent, enquanto repórter do Planeta Diário questiona a posição do Vigilante Mascarado de Gotham diante da lei e da justiça.

O filme tem algumas inconsistências e excessos. A motivação dos personagens não é tão clara, a criação do Apocalipse não tem um real propósito original, as cenas de luta, embora um ponto alto do filme tem excessos de CGI e em alguns momentos parece que você está assistindo uma cena de jogo de vídeo game. Mas o pior de tudo é essa verdade: todas as melhores cenas do filme, TODAS, já tinham sido mostradas nos trailers.

Jesse Eisenberg é um ótimo ator e sua atuação garante algumas boas cenas, mas ele parece mais uma mistura de Coringa com Charada do que o clássico Lex Luthor. Jeremy Irons ficou interessante como Alfred, mas ainda prefiro Michael Caine. Amy Adams segue bem como Louis Lane e Henry Cavill continua se mantendo no posto de segundo melhor Superman dos cinemas. Ben Affleck foi uma surpresa muito positiva como Homem Morcego. Para essa fase dos filmes da DC que não prevê um filme solo do Batman o ator está mais que perfeito. Apenas acharia mais interessante se tivessem explorado mais essa fase madura do Batman, mostrando um herói mais estratégico e tecnológico e menos centrado nas habilidades físicas em si. Pra mim a luta entre Superman e Batman deveria ser a força contra a inteligência, mas foi o mano a mano, porradaria mesmo, enfim, mais óbvio impossível. Gal Gadot é uma atriz absolutamente sem graça, mas a personagem Mulher Maravilha está incrível e a fotogenia da atriz ajuda muito para compor cenas de luta realmente belas. Tipo: “Moça, feche a boca, troque essa roupa, pegue seu escudo e espada e vamos para o que interessa!”

A participação de Flash foi bem legal, já a do Aquaman seria melhor não ter nem existido. A cena que mostra o Ciborgue foi meio perturbadora, gostei!

Apesar do excesso de CGI o filme tem belas cenas. A trilha sonora de Hans Zimmer não me pareceu tão inspirada. Fez-me relembrar a sensação que tive quando ouvi a trilha sonora de Howard Shore para O Hobbit e constatei que estava ouvindo algo semelhante, mas não ao nível de seus melhores trabalhos.

Faltou piada? Não sei, não fui esperando por isso. O ápice da comicidade de um filme do Batman se resume ao Coringa vestido de enfermeira explodindo um hospital, o que não se pode chamar de humor exatamente.

DC ainda tem um longo caminho pela frente para realmente firmar seu universo de heróis no cinema e talvez tenha se precipitado ao trazer tantos personagens de uma vez. Faltou história, faltou vilão, faltou coerência. Vamos ver o que A Liga da Justiça reserva. Uma coisa é certa: com tantos personagens icônicos para trabalhar e a fama que os filmes da DC vem mantendo de fazer filmes mais sérios, o “pulo do gato” será, sem sombra de dúvidas, escrever um bom roteiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s