Game of Thrones - The Door crítica

Game of Thrones agora tem viagem no tempo?

Game of Thrones insere mais um elemento da cultura pop em seu mais recente episódio “The Door” (S06E05)

Spoilers do episódio

George R.R. Martin utilizou em todas a saga de As Crônicas de Gelo e Fogo muitas referências, mitos e elementos da cultura pop em geral. Dragões, feiticeiras, zumbis, wargs, transmorfos, entre outros, estão fortemente representados em Game of Thrones e agora, recentemente, foi introduzido mais um elemento: a viagem no tempo.

Esse foi um episódio complicado, com várias teorias e possibilidades. Bran, em um de seus sonhos verdes, observa uma cena, provavelmente no presente, não ficou bem claro. Nessa visão, que não estava sendo supervisionada pelo Corvo de Três olhos, ele se transporta para o meio de uma horda de White Walkers, até que o líder deles o percebe, se aproxima e toca em seu braço. Vai ficando clara a extensão do poder de Bran, que não apenas visita qualquer acontecimento histórico desse mundo como tem o poder de ser mais que mero espectador. No episódio anterior já tínhamos visto uma “amostra” desse poder quando Bran chama pelo jovem Ned Stark, que está subindo as escadas da Torre da Alegria, e o mesmo parece ouvir. Essa falha de Bran, ao se deixar tocar pelo zumbi de gelo, faz com que os caminhantes brancos saibam onde ele está, como se tivessem deixado um localizador nele. Ao acordar da terrível visão o Corvo de Três Olhos deixa claro que a segurança do local foi comprometida e que Bran precisa assumir seu lugar como Vidente Verde e fugir o quanto antes. Na cena seguinte, agora com a supervisão do Corvo de Três Olhos, Bran entra em transe e volta ao passado e vê seu pai e seu tio, ainda crianças. Ned está se despedindo, provavelmente indo para o Vale. Num canto da cena está Hodor (que até então se chamava Willis). Paralelamente, no tempo atual, os Caminhantes invadem a caverna sob o represeiro onde eles estão e todos, com exceção do Corvo, correm para se salvar e salvar Bran, que está ainda em transe, até que Meera e Hodor conseguem passar por uma porta e sair da caverna. Hodor fica para trás obedecendo Meera que grita incessantemente para que ele fique segurando a porta contra vários Caminhantes que tentam passar por ela para perseguir e matar Bran. Bran, por sua vez, está no passado, ainda em Winterfel, observando Willis que cai no chão, aparentemente tendo uma convulsão, gritando “Segure a porta!” (Hold the door!)a mesma frase que Meera está gritando para ele no tempo atual. Hodor está tendo a convulsão no passado e gritando Hold the Door repetidas vezes até que a frase se torna na única frase que ele é capaz de dizer na vida dali por diante, que se torna também seu apelido : “Hold the door! Hold the door! Hol door! Holdor! Hodor…hodor…”

Hodor era conhecido por esse apelido desde o começo da saga. As consequências do ato de Bran ter tido a visão verde sem supervisão sempre existiu. Esse é um paradoxo clássico em viagens no tempo retratadas na ficção. O personagem tenta evitar que algo ocorra e é aí que o fato acontece mesmo, ou seja: aquilo que existe sempre existiu e sempre vai existir, não importa por quais caminhos. Em um momento recente da série o Corvo fala para Bran que o destino está escrito e a tinta está seca.

Após esse episódio surgiu na internet uma história interessante. Em 2013 o escritor Michael Ventrella e George R. R Martin estavam numa convenção de escritores e hospedados no mesmo hotel. Ventrella encontra Martin no elevador. Martin pergunta os andares que todos que estavam no elevador iam descer e apertou os botões no painel para todos. Após ficar somente os dois escritores Martin diz que gostaria de ter sido operador de elevador caso não conseguisse ser escritor. Ventrella diz que descobriu o motivo de ele ter escrito um personagem chamado Hodor, que seria uma abreviação para Hold the Door e Martin responde: “Você não sabe o quão perto da verdade você está” – O post original de 2014 pode ser conferido aqui.

Voltando ao episódio essa é, de longe, a parte mais marcante. Hodor se foi, assim como Verão (só deixaram o Fantasma na história agora) e Folha. Parece que Game of Thrones está mesmo entrando num clima de resolução, as coisas estão sendo explicadas e até a origem dos Caminhantes Brancos foi dada.

Mas mais coisas importantes aconteceram, como a fuga de Theon e Yara (Asha) com grande parte da frota das Ilhas de Ferro. Para onde terão ido?

Sansa recebe a visita de Mindinho prometendo lealdade e cavaleiros para o combate contra os Bolton, porém Sansa não aceita a oferta. Mindinho conta à ela que Brynden Peixe Negro, seu tio-avô, retomou Correrio e a aconselha a pedir ajuda à ele para recuperar Winterfel. Será verdade ou mais uma armadilha de Mindinho? Sansa conta essa história para Jon quando estão fazendo planos para a guerra, porém mente ao dizer que ficou sabendo do que se passava nas terras da família de sua mãe através de um corvo que Ramsay teria recebido. Sabe-se quem em Game of Thrones qualquer erro é imperdoável e pode gerar consequências desastrosas. Se essa história for mais uma mentira de Mindinho então mais tragédias podem acontecer.

Temos também a aparição de uma outra Sacerdotisa Vermelha que se encontra com Tyrion e Varys. Ao contrário de Melissandre ela acredita que a Mãe dos Dragões seja a Prometida pela Profecia. Faz mais sentido, afinal, se é o Deus da Chama que ela segue, como não seria Daenerys, a Rainha não queimada mas que coloca fogo em tudo, cujo o lema é Fogo e Sangue e cujos filhos são chamas vivas aladas, a Prometida por R’llor? Estaria Melissandre enganada de novo? Ou estariam as duas certas? Ansiedade é o clima dessa temporada. Quais as revelações que teremos para próximo episódio? Só nos resta aguardar até domingo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s