Pelo jeito Martin vai demorar para concluir suas Crônicas de Gelo e Fogo

Pelo jeito Martin vai demorar para concluir suas Crônicas de Gelo e Fogo

Em um recente encontro em Alburquerque – EUA , George RR Martin questionou Stephen King sobre a rapidez com que ele consegue escrever seus livros  dizendo, em tom de brincadeira, que no tempo que ele gasta escrevendo três capítulos, King escreve três livros. King esclareceu que escreve 6 páginas por dia, trabalhando em torno de 4 horas e, se o manuscrito tem 360 páginas, isso totaliza cerca de 2 meses de trabalho. Isso significa que, se Martin escrevesse na mesma velocidade de Stephen King, teria terminado os dois livros restantes das Crônicas de Gelo e Fogo antes de 2013 (levando em consideração que Dança dos Dragões foi publicado em 2011 e usando uma média de 800 páginas por livro).

Desse modo os fãs teriam podido acompanhar a série com os livros todos já lançados, o que seria bem melhor, pois ficou um tanto estranho atualmente dizer que a série é uma adaptação dos livros, não é mesmo? Particularmente relutei em assistir a sexta temporada de Game of Thrones, mas acabei sucumbindo no final. Os spoilers eram inevitáveis e sem assistir seria ainda pior. Há quem pense o contrário e ache que lendo os livros estaria recebendo spoiler da série (não).

É claro que não dá pra comparar essas duas lendas literárias da atualidade. Stephen King geralmente escreve romances fechados e Martin tem que escrever sobre esse universo gigante, com muitos personagens, numa linha temporal bem extensa. Quando King se enredou por esse caminho (de escrever uma longa história dividida em várias partes) ele criou a saga da Torre Negra. Esse trabalho também precisou de um bom tempo para ser concluído: começou a ser escrito em 1982 e se encerrou em 2004. Ou seja, foram 22 anos de escrita. As Crônicas de Gelo e Fogo começaram em 1996 e até agora se passaram 20 anos.  Teoricamente (ainda) está dentro da média de King com a Torre Negra.

Mas por essa declaração de Martin podemos esperar que a série vai acabar e vamos esperar muito ainda pelo último livro “A Dream of Spring”. Muita gente teme até pela saúde do velho Martin, que está atualmente com 67 anos e visivelmente acima do peso.

Então nos resta apenas dizer: escreva Martin, escreva!

Abaixo o bate papo dos dois mitos: (a parte da pergunta acontece em 50:08)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s