Game of Thrones - Sexta temporada

Game Of Thrones 6×10: O inverno chegou, e agora?

E acabou a sexta temporada da nossa novela preferida. E que temporada! Chegou com o pé no peito desde o primeiro episódio, com a ressurreição de Jon Snow, passando por Daenerys queimando tudo, Sansa deixando de ser “sonsa”, “uma garota” voltando a ser Arya, Bran virando o Corvo de três olhos, guerra, mortes, alianças e, finalmente, um pouco de vingança!

Mas o que dizer mais especificamente sobre o último ato desse show? O episódio nove cumpriu o prometido e trouxe o clímax dessa temporada, com a grandiosa Guerra dos Bastardos. Mas e o episódio final da temporada?

Daenerys rompe seu romance com Daario (quem se importa?). Aparentemente em Westeros os monarcas são puritanos e seguem rígidos códigos de moral e ética (só que não) então ela não pode chegar com três dragões e um amante. A verdade é que esse casal é zero carisma, então melhor se desfazer mesmo do peso desnecessário. Mas e a cena? Era mesmo necessária? No máximo serviu para mostrar a influência de Tyrion sobre Dani, que o fez agora sua Mão. A química entre esses dois sim é ótima. Vale a pena qualquer diálogo envolvendo esses personagens, até conversa de elevador. O final da participação desse núcleo no episódio foi conforme o esperado: a saída da imensa frota de Daenerys em direção a Westeros, com dragões voando e tudo.

Sor Davos confronta, finalmente, Melissandre sobre o destino de Shireen e a sacerdotisa é banida do Norte por Jon por ter queimado a garota viva. Melissandre já não é confiante como no início, e se mostra realmente abatida por ter que lidar com suas atitudes equivocadas. Sem reagir ela pega seu cavalo e vai sozinha embora para o Sul. Será que seus caminhos se cruzarão com os de Arya, conforme ela previu há algumas temporadas?

Bran ainda não convenceu em seu papel central na guerra dos vivos contra os mortos. Ao que parece ele possui o dom da onisciência, o que o torna quase um Deus, mas ele continua bem perdido. Ao menos ele sabe onde procurar o que nós queremos saber e volta sempre à Torre da Alegria. Finalmente ele consegue entrar no local e visualizar o que houve naquele dia em que sua tia faleceu. Ele ouve a promessa que Ned fez para a moça e, mesmo que a paternidade do bebê não tenha ficado explícita para os telespectadores, fica claro que o bebê é filho de Lyanna e que se trata de Jon Snow. As visões de Bran sempre retornam à esse momento histórico, o que significa que a origem de Jon é importante para o futuro de Westeros. Creio que já podemos confirmar a teoria R+ L= J. Foi uma cena digna da expectativa que todos tínhamos. A origem de Jon Snow tem sido desde o início o maior mistério da série. Ver esse enigma sendo esclarecido sinaliza que o final se aproxima.

Arya se vingando dos Frey por outro lado não foi tão feliz. Ok, ela é uma assassina sem rosto, chega em segredo, faz o serviço e desaparece. Não dá pra “aproveitar a experiência” apropriadamente. Mas os Frey continuam no domínio de Correrrio, apoiados pelos Lannister. A esperança fica por conta da dúvida que o próprio Walden Frey despertou sobre a morte de Peixe Negro, numa conversa com Jaime. Ninguém viu a luta, ninguém viu o corpo do tio de Catelyn. Espero que o velho durão reapareça e retome Riverrun para os Tully. Ou que Edmure tome coragem para fazer isso.

Sansa tem uma conversa com Mindinho, que fala abertamente sobre sua ambição de ser o Rei dos Sete Reinos, tendo a ruiva como sua rainha. Não faz muito sentido esse papo vindo do cara que a vendeu para os Bolton. Sansa não cai nessa e dá um belo fora nele, mas no fundo ela teme o que ele pode fazer. Deixo claro aqui que nunca, nunca mesmo, o perdoarei por trair Ned e causar sua morte. Que os Outros o carreguem!

A reunião de Jon com os senhores do Norte foi pura farofada. Os caras abandonam o nosso herói no momento mais necessário e, quando ele vence, todos vem com pedidos de desculpas e bajulações com espadas desembainhadas. O correto seria mandar esses senhores direto pra muralha e dar a chefia de suas casas para seus herdeiros, ou talvez para alguns selvagens. Nos livros esses senhores são como o Norte, eles se lembram. Há uma conspiração sendo orquestrada pelos Manderly e Umber. Na série a lealdade deixou a desejar, com exceção da mitológica Lyanna Mormont. Foi essa pequena ursa quem roubou a cena e fez com que valesse a pena. Ela chama a atenção dos lords que quebraram seus votos com palavras bem afiadas, que atingiram em cheio os planos de Mindinho de colocar Jon Snow de lado. Daenerys que se cuide para que Lyanna não lhe tome os três dragões e domine Westeros (seria adorável!)

Game of Thrones S06E10

Por fim a melhor cena: a explosão e destruição do Septo de Baelor por fogo-vivo, causando a extinção do Alto Pardal e todos os seus fiéis e a aniquilação da casa Tyrell. Cersei deixou o pai e o próprio Aerys Rei Louco Targaryen no chinelo com esse plano. E no final ela se veste com roupas que lembram claramente as roupas de Tywin Lannister, mostrando quem é a chefe dos leões agora. Septã Unella não escapou da sua crueldade e uma fatia generosa de vingança foi reservada para ela, quase fiquei com pena. Mas nada nunca fica barato para Cersei e ela paga caro por sua maldade. Sem titubear Tommen tira a própria vida ao ver o que a mãe fez. Cersei no final, tendo enterrado seu último filho se mostra fria como gelo e na próxima temporada veremos do que essa mulher sem nada a perder e cheia de ódio é capaz. Que cara ela fará quando ver chegar Daenerys com seus dragões e seu irmão Tyrion, o valonqar?

Faltou uma boa cena com os Outros, isso fez mesmo falta. Afinal o Inverno chegou e são eles que o estão trazendo. Vamos ver qual será o desenrolar dessa mega batalha.

A próxima temporada só sai em 2017 e um vácuo vai ficar. Esperamos ter o livro Ventos de Inverno nesse meio tempo e Martin tem dado algumas esperanças. Será?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s