Prometheus

E quando o filme não corresponde à expectativa?

Continuações de filmes de sucesso, reboots de franquias queridas pelo público, adaptações ansiosamente aguardadas pelos fãs e marketing pesado, esses são elementos para a produção do hype necessário para garantir o sucesso nas bilheterias e quanto maior a expectativa gerada, tanto melhor. Star Wars: O Despertar da Força foi um desses casos. A expectativa gerada por cada trailer, noticia e entrevista era palpável. Felizmente o filme estava à altura do que todos esperavam e deixou os fãs realmente felizes e os estúdios mais ricos.

Mas e quando o filme não corresponde à toda essa expectativa? Bom, para os fãs costuma ser uma grande decepção e é raro alguém que curte ver filmes no cinema não ter passado por isso alguma vez. Nem sempre isso significa um fracasso de bilheteria e filmes como Vingadores: A Era de Ultron, Batman V Superman e, especialmente, o recém lançado Esquadrão Suicida estão aí para provar. Não levando em conta as críticas especializadas mas apenas criticas vindas do público em geral, listamos alguns filmes que desapontaram nas telonas:

1)- Prometheus:

img1

Os fãs da franquia Alien se deixaram enganar de novo (inclusive eu) e após os ruins Alien 3 e Alien a Ressurreição ousaram sonhar com um novo filme da franquia que relembrasse os excelentes Alien O Oitavo Passageiro e Alien O Resgate. Elenco de primeira e ninguém menos que Ridley Scott na direção, o que poderia dar errado? Que tal um roteiro absurdo e alienígenas de fraldas? Sim, isso bastou. Prometheus prometeu e não cumpriu.

2) Toda a trilogia O Hobbit:

O Hobbit

Para os fãs da trilogia O Senhor dos Anéis pareceu um sonho a chance de poder retornar ao universo mitológico de Tolkien no cinema. Mas o sonho virou choro e corações partidos após a estreia. Adiamentos na produção, mudança de diretor, inserções duvidosas na história, trilha sonora muito aquém do esperado (mesmo levando a assinatura do gênio da primeira trilogia, Howard Shore) e excessos de CGI que destruíram a magia e fizeram até mesmo Sir Ian McKellen chorar por ter que atuar demais tendo apenas uma tela verde ao fundo, transformaram essa potencial obra memorável num fracasso estrondoso. Peter Jackson, você pisou na bola.

3) Matrix Revolutions:

img3

O filme Matrix, lançado em 1999 revolucionou o cinema. Um roteiro inteligente, efeitos incríveis (a cena das balas foi copiada por filmes sem conta nos anos seguintes) Keanu Reeves de sobretudo preto, enfim, um filme de massas com um pé no cult. As sequências, ambas, serviram para acrescentar absolutamente nada a essa que poderia ser uma obra prima se tivesse ficado como filha única dos irmãos (agora irmãs) Wachowski.

4) Indiana Jones e a Caveira de Cristal:

img4

A notícia de que Harrison Ford se reuniria novamente a Steven Spielberg e George Lucas para trazer de volta o arqueólogo mais badass do cinema simplesmente enlouqueceu os fãs. Mas o filme ficou muito longe de fazer jus aos seus antecessores e decepcionou os fãs do herói.

5) Star Wars – A Ameaça Fantasma:

Star Wars : A Ameaça Fantasma

Esse caso foi certamente o pior de todos. O retorno da franquia que tem os fãs mais fiéis que existem causou uma pequena revolução. Afinal Star Wars estaria de volta, o que poderia ser melhor? O marketing trabalhou pesado e a legião de fãs ardorosos contava os segundos para o lançamento. O filme de maior hype da história do cinema se tornou a maior decepção da Galáxia. Roteiro chato, personagens irritantes, CGI mal utilizado, nada do que era esperado. Que bom que essa franquia foi salva pelo ótimo Despertar da Força!

Essa lista foi curta demais, pois esse tipo de coisa acontece regularmente na indústria do entretenimento, onde várias vezes o marketing supera o produto. Qual filme você acrescentaria à nossa lista? Deixe nos comentários.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s