À Espera de um Milagre

Piores e melhores adaptações de Stephen King

Duas famosas obras de Stephen King estão atualmente em fase de produção e chegarão aos cinemas no ano que vem, o que vem gerando uma expectativa maciça entre os fãs do autor. IT, que será dirigido por Andres Muschietti (Mama) e terá Bill Skarsgard como o palhaço Pennywise e A Torre Negra, que contará com Idris Elba e Matthew McConaughey no elenco. Com uma invejável lista de filmes baseados em seus livros, Stephen King é um dos autores mais adaptados para o cinema de todos os tempos. Mas nem tudo o que reluz é ouro e nessa extensa filmografia há, entre obras clássicas, filmes totalmente dispensáveis. Vamos do luxo ao lixo listando os cinco melhores e os cinco piores filmes feitos com base na obra de Stephen King.

5° Melhor: O Nevoeiro.

O Nevoeiro

O Nevoeiro conta a história de David Drayton que, após ver sua cidade ser arrasada por uma violenta tempestade, vai ao supermercado com seu filho de oito anos para pegar suprimentos antes que se esgotem. Lá eles acabam ficando presos por causa de um misterioso nevoeiro junto a um grupo de pessoas. Frank Darabont dirige esse filme e seu nome será visto mais algumas vezes nessa lista. Esse filme traz um tema constante na criação de Stephen King: o isolamento causado por fenômenos naturais ou sobrenaturais.

4° Melhor: À Espera de um Milagre.

À Espera de um Milagre

Nesse filme emocionante e bem feito dirigido por Frank Darabont (não disse?) Tom Hanks interpreta Paul Edgecombe, um agente penitenciário responsável pelo corredor da morte de uma prisão no sul dos EUA. Lá ele conhece John Coffey, um homem negro condenado pelo estupro e assassinato duas garotas. Aos poucos Paul vai percebendo que John não é como as pessoas comuns e uma relação se estabelece entre eles, o que muda a vida de Paul completamente.

3° Melhor: Louca Obsessão.

Loucas Obsessão

Filme baseado no livro Misery, traz Kate Bates como Annie Wilkes, uma fã do escritor Paul Sheldon que se encontra irritada com ele por ter matado sua personagem preferida. Um dia um acidente de carro coloca o autor nas mãos de Annie e um pesadelo tem início. Kate Bates foi premiada com um Oscar por sua interpretação no filme.

2° Melhor: Conta Comigo.

Conta Comigo

A lista fica óbvia ao se aproximar do topo e não poderia deixar de ter uma unanimidade como esse clássico entre os melhores filmes baseados em Stephen King. A história do grupo de amigos adolescentes que empreendem uma jornada para encontrar o corpo de um garoto morto na linha do trem é envolvente e tocante. Quem não viu precisa ver sem falta! Aqui mais um tema constante em King: a amizade, inocente e poderosa, entre crianças.

1° Melhor: Um Sonho de Liberdade.

img5

Não poderia ser diferente. Esse é um filme para rever sempre que possível. História emocionante e ótimas interpretações fazem desse filme um clássico de todos os tempos. Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado a prisão perpétua pelo assassinato da esposa e seu amante. Ele é enviado para a Penitenciária Estadual de Shawshank, no Maine. Lá ele fica amigo de Red (Morgan Freeman), um interno influente que controla o mercado negro no presídio. Aos poucos vai ficando claro para Red e para outros internos que Andy não é um preso como os outros e suas atitudes promovem mudanças em Shawshank. Mais um sob a direção de Frank Darabont.

Pois bem, como nem tudo são flores, agora é a hora de vermos o pior que o cinema tem a oferecer baseado nos livros de Stephen King. Fique longe dos filmes citados nessa lista, a menos que seja um verdadeiro masoquista:

5° Pior: Saco de Ossos

Saco de Ossos

Com Pierce Brosnan que interpreta o escritor Mike Noonan, um escritor que sofre de bloqueio criativo desde a morte de sua esposa. Ele vai passar uma temporada em sua casa de veraneio no Maine onde começa a ser assombrado pelo que parece ser o espírito de sua esposa. Brosnan não está nada inspirado em sua interpretação. O tema é batido e previsível e algumas partes são risíveis. No way.

4° Pior: Mangler, O Grito de Terror.

Mangler, O Grito de Terror

Se um carro assassino pode parecer estranho, imagine uma máquina de passar roupa com vontade própria que curte mutilar pessoas? Eu quero o que quer que King tenha usado para escrever um plot desses. Detalhe: o filme é estrelado por Robert “Fred Krueger” Englund.

3° Pior: Comboio do Terror.

img8

Nesse filme são os caminhões que perseguem os habitantes da cidade. Sério, “não sou capaz de opinar”.

2° Pior: O Apanhador de Sonhos.

O Apanhador de Sonhos

Uma sombra distorcida de IT, traz outra vez amigos de infância enfrentando um inimigo do passado que, não por acaso, chamam de Mr. Grey. Acontece que esse inimigo não é sobrenatural mas alienígena e entra em seus  hospedeiros pelo…ânus! Acho que não preciso prosseguir.

1° Pior: Sonâmbulos.

img10

Esse é uma bagunça de verdade. Um casal de mãe e filho (!) vampiros-gatos (!!) caçam virgens das quais bebem o sangue para manterem-se vivos e jovens (!!!). Se quiser ver a participação absolutamente sem sentido que Stephen King faz no filme arrisque-se, mas por sua conta.

Bônus: dicas de filmes do autor:

Para quem gostaria de assistir algo além dos mais conhecidos de Stephen King, temos três ótimas opções:

-Lembranças de um verão:

img11

O filme narra a amizade entre um garoto de onze anos chamado Bobby e um senhor misterioso chamado Ted. Essa amizade o ajuda a ter outras perspectivas sobre sua vida e seu futuro. O filme traz no elenco Anthony Hopkins e o recém falecido ator Anton Yelchin.

O Aprendiz:

O Aprendiz

Suspense que traz Ian McKellen como um ex-criminoso de guerra nazista que vive nos EUA sob uma identidade falsa. Um garoto obcecado por crimes de guerra descobre seu segredo e passa a chantageá-lo para fazer com que o velho homem fale com detalhes as memórias que guarda dessa época. Porém o garoto entra num jogo perigoso e tenso que pode lhe custar muito caro.

-Fenda no tempo:

Fenda no Tempo

Minissérie de dois episódios baseado no livro The Langoliers, de Stephen King, a história narra o desaparecimento de passageiros de um avião durante um voo noturno. Ao desembarcarem no aeroporto os passageiros restantes percebem que o terror de verdade apenas começou.

É isso aí. Vamos torcer para que as adaptações que estão sendo aguardadas se encaixem na primeira lista. Mas se não for assim tudo bem. Stephen King tem cerca de 50 obras adaptadas e boa parte delas é de boa qualidade. Além do mais é um escritor extremamente produtivo e novas obras estão sempre sendo publicadas, que podem posteriormente virar filmes surpreendentes. É só aguardar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s