Zankyou no Terror Crítica

Zankyou no Terror: anime eletrizante de Shinichiro Watanabe

Zankyou no Terror (Terror in Resonance no titulo em Inglês) foi lançado no Japão no segundo semestre de 2014 e aqui no Brasil a Netflix disponibilizou em streaming em abril de 2015. O enredo é interessante e prende a atenção do público nessa caçada a dois garotos que estão colocando Tokyo numa imensa onda de paranoia através de ataques terroristas habilidosamente executados.

A dupla, que se intitula a “Esfinge”, usa o YouTube para postar vídeos no qual eles, devidamente mascarados, dão pistas através de enigmas sobre os ataques que estão para acontecer, espalhando ainda mais o terror sobre a população.

Esses jovens são chamados apenas pelas alcunhas Nine e Twelve (será que eles conhecem a Eleven?) e, aos poucos, a verdadeira motivação por trás de seus atos vai se revelando. Nada disso é muito surpreendente. Quem assistiu o clássico Monster ou o recente Stranger Things poderá ver a semelhança em pontos chave. O segredo está na maneira como esse enredo se desenrola, num ritmo frenético, com muita ação, a disputa de intelectos (não chega a ser um Death Note mas é bem instigante), o bom desenvolvimento dos personagens, a excelente direção e a ótima trilha sonora de Yoko Kanno, que já trabalhou com Watanabe em Cowboy Bebop.

Nine e Twelve são dois jovens ligados por um passado misterioso e sombrio. Por trás dos ataques que articulam existe uma motivação que desde o início se mostra importantíssima para eles, um tipo de missão de vida. Através de charadas eles dão pistas de quando e onde os ataques ocorrerão e a única pessoa que se mostra capaz de resolver os enigmas com a rapidez necessária é o policial Shibazaki, que se mostra a altura de lidar com a complexidade e o brilhantismo do intelecto desses criminosos.

Não apenas ele quer solucionar os quebra-cabeças propostos pela dupla como busca compreender suas razões. Lentamente uma relação de respeito e admiração mútua vai se estabelecendo entre eles.

Para dar o toque mais juvenil ao anime temos Lisa, uma estudante que sofre bullying na escola e maus tratos da mãe em casa. Ela é salva de uma situação por Twelve e logo se encanta por ele, o que faz como que ela fique cada vez mais envolvida com a dupla e suas atividades.

A ação é rápida, os eventos se sucedem sem enrolação, até culminarem no ato final, que não deixa a desejar.
Zankyou no Terror tem 11 episódios que você vai assistir sem ver o tempo passar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s