Xeque Mate (Lucky Number Slevin, 2006)

Filmes para explodir mentes

Quem não curte um bom filme, do tipo que dá nó no cérebro seja pelo enredo intrincado ou pelo final surpreendente? Clássicos como  Matrix, O Sexto Sentido, Donnie Darko e Seven fazem parte dessa categoria de filmes que a gente vê e depois dorme pensando, algumas vezes tendo até que rever para compreender alguns pontos. Preparamos uma pequena lista com filmes que tem um ponto em comum: explodir cabeças.

Xeque Mate (Lucky Number Slevin, 2006):

IMG1

Filme de ação divertidíssimo escrito por Jason Smilovic e dirigido por Paul McGuigan. Slevin Kelevra (Josh Hartnett) vai passar uns dias no apartamento de um amigo chamado Nick Fisher, situado na cidade de Nova York. Nick não tem sido visto ultimamente, levantando suspeitas de sua vizinha Lindsay (Lucy Liu), que começa a especular com Slevin o que poderia ter acontecido. Depois que ela vai embora dois homens entram no apartamento e sequestram Slevin, levando-o até O Chefe (Morgan Freeman) que cobra dele uma enorme dívida de jogo pensando que ele é Nick. Slevin tivera seus documentos levados num assalto e não tem como provar sua identidade e tem que escolher: ou paga a dívida ou mata um homem. O elenco conta ainda com Bruce Willis e Ben Kingsley. Imperdível.

A Janela Secreta (Secret Window, 2004):

IMG2

Filme de suspense psicológico dirigido por David Koepp baseado no romance A Janela Secreta, de Stephen King. O filme narra a história do escritor Mort Rainey (Johnny Depp). Recém divorciado e deprimido, Rainey tem sofrido de bloqueio criativo. Tentando superar o fim de seu casamento e o bloqueio que não o deixa trabalhar ele busca isolamento num chalé à beira de um lago. Lá um homem misterioso chamado John Shooter o confronta afirmando ter sido plagiado por Mort. Deste ponto em diante a vida de Mort vira um pesadelo, com Shooter sempre à espreita fazendo ameaças. O final é surpreendente e eu duvido que quem assistiu consiga saborear uma espiga de milho sem lembrar desse filme.

O Amigo Oculto (Hide and Seek, 2005):

O Amigo Oculto (Hide and Seek, 2005)

Filme de suspense e terror dirigido por John Polsone e estrelado por Robert De Niro, conta a história de David Callaway, um psicólogo que, depois de encontrar a esposa morta na banheira num aparente suicídio, decide se mudar para uma cidade menor com sua filha de nove anos, Emilly (Dakota Fanning). Pouco tempo depois Emilly começa a demonstrar um comportamento estranho, dizendo ter um amigo imaginário chamado Charlie. Aos poucos a vida do pacato Dr. Callaway e sua filha Emilly vai se tornando um inferno e logo culmina num jogo de vida e morte. O elenco traz ainda Elizabeth Sue e Famke Janssen.

O Grande Truque (The Prestige, 2006):

IMG4

O Grande Truque é um filme de drama e suspense dirigido por Christopher Nolan e conta a história do ilusionista Alfred Borden (Christian Bale) que está sendo julgado por assassinar um outro ilusionista e desafeto, Robert Angier (Hugh Jackman). Através de um diário a história dos rivais é contada e segredos de seu ofício são revelados. Uma disputa irracional, levada até as últimas consequências, com um desfecho impressionante. O elenco tem ainda Michael Caine, Scarlett Johansson, David Bowie, Piper Perabo e Andy Serkis.

Identidade (Identity, 2003):

IMG5

Numa noite chuvosa uma série de acontecimentos bizarros faz com que um grupo de pessoas fique confinado num motel isolado à beira de uma estrada, em Nevada. Um dentre os hóspedes é encontrado brutalmente assassinado e fica claro que um deles é o assassino. Mas qual? Quem sobreviverá até o dia seguinte? Esse terror é dirigido por James Mangold e traz no elenco John Cuzack, Ray Liotta, Amanda Peet, Alfred Molina e Rebecca de Mornay. Um fato interessante: o roteiro é inspirado no livro O Caso  dos Dez Negrinhos, obra prima da escritora inglesa Agatha Christie.

Menção Honrosa:

O Número 23 (The Number 23, 2007):

O Número 23 (The Number 23, 2007)

Faço essa menção para os que não viram o filme e não puderam conferir Jim Carrey fazendo um papel que em nada lembra seus tempos de Ace Ventura ou Maskara. Nesse filme de suspense ele interpreta um pai de família  chamado Walter Sparrow. Ao receber de presente da esposa um livro chamado O Número 23 Walter começa a desenvolver uma obsessão por esse número e ter problemas em discernir o real do imaginário. Aos poucos ele vai perdendo a razão e, no final, descobre uma terrível verdade guardada no mais profundo de sua mente.

É isso aí. Preparem a pipoca,  apaguem as luzes e bom filme!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s