Cinco Centímetros por Segundo Crítica

Dica de anime movie | Cinco Centímetros por Segundo

Hoje vamos indicar um filme de anime vencedor do prêmio de 2007 do Asian Pacific Screen Awards chamado Cinco Centímetros por Segundo (Byōsoku 5 Senchimētoru). Escrito e dirigido por Makoto Shinkai (Kimi no Na Wa), se trata de um romance dramático que conta a história de Takaki Tono desde sua adolescência até a vida adulta.

No ginásio Takaki desenvolve uma relação muito próxima com uma colega de turma chamada Akari Shinohara. Eles tem em comum um grande amor pelos livros e gostam de dar longos passeios juntos, conversando sobre qualquer assunto. Aos poucos os sentimentos deles um para com o outro se transformam no que viria a ser o primeiro amor de suas vidas. Ela se muda de Tokyo com sua família mas eles se continuam a se corresponder. Pouco tempo depois Takaki fica sabendo que também vai se mudar, só para um lugar ainda mais distante do local onde vive Akari. Sabendo que isso vai separá-los de verdade ele decide ir pessoalmente vê-la. Durante a viagem ocorrem incidentes que fazem com que a ansiedade cresça no rapaz e essa ansiedade é compartilhada com o telespectador. Após o infindável trajeto Takaki chega, só que muito  depois do horário combinado com Akari. Mesmo sem esperanças de ainda encontrá-la lá ele caminha em direção ao ponto de encontro e lágrimas escorrem de seus olhos quando ele percebe que ela está lá, adormecida. Quando ela o vê também chora e mostra à ele uma cesta com alimentos preparados por ela especialmente para ele. Faminto, depois de passar o dia viajando, ele come a comida emocionado, dizendo que nunca comera nada mais gostoso na vida. A estação fecha e eles saem, caminhando na neve, juntos. Em frente a uma cerejeira sem folhas ou flores eles percebem os sentimentos que têm um pelo outro e é para eles como se a cerejeira estivesse em flor. Eles trocam o primeiro beijo e procuram abrigo do frio. Ali conversam por horas a fio até adormecerem. No dia seguinte ele vai embora sabendo que nunca mais vai ver Akari. Ambos haviam escrito cartas declarando seu amor mas nenhum deles entregou. Esse é o primeiro ato.

Cinco Centímetros por SegundoO segundo ato, chamado O Cosmonauta, mostra um pouco da vida de Takaki em Tanegashima, onde existe um centro espacial. Lat ele atrai sem querer a atenção de Kanae Sumida, que passa a gostar dele em segredo. As cenas são muito ricas e as cores são de uma beleza maravilhosa. É sutil a forma como a história traz à tona sentimentos e temas profundos, como a experiência de crescer e se descobrir, de uma forma singela e pura. Um foguete é lançado da ilha e Takaki e Kanae assistem. Ela, que estava decidida a revelar seus sentimentos, por fim entende que ele tem em si a mesma necessidade de seguir seu caminho através do desconhecido, querendo alcançar algo que não está muito além e não tem a ver com ela. Assim termina o segundo ato.

No terceiro ato chamado Cinco Centímetros por Segundo Takaki já é um homem adulto, reside em Tokyo e trabalha como programador. Uma ex-namorada que ainda o ama está preocupada com seu estilo de vida nada saudável e sua constante melancolia. Takaki não consegue levar uma vida plena, pois ainda sonha com o amor idealizado de sua adolescência. Akari, por outro lado, está com casamento marcado e parece estar feliz. O que vemos não é uma experiência de reencontro ou reconciliação.

É o processo de desconstrução de  vínculos, de deixar o passado e abraçar o futuro, algo difícil para Takaki. No final ele percebe que está olhando para o passado e que lá existe apenas um lugar vazio. Ele sorri e continua caminhando, desta vez sem olhar para atrás. Termina o terceiro ato.

A delicadeza e a riqueza de detalhes do visual do anime são uma delícia de olhar, a trilha sonora colabora para deixar a experiência mais completa e o roteiro toca fundo na alma de cada um de nós que já passou por essa solidão auto infligida em nome de um ideal ou causada por circunstâncias da vida que estão sempre trazendo mudanças, todas necessárias embora muitas indesejadas. Se a intenção for se emocionar veja Cinco Centímetros por Segundo e aproveite mais uma obra delicada de Shinkai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s