1º de dezembro, o dia em que Rosa Parks desobedeceu a lei

Hoje queremos relembrar um ato de coragem de uma heroína da vida real. A atitude dela acendeu o pavio de uma tocha que incendiou os corações de milhares de pessoas humilhadas e sem esperança nos EUA.

Rosa Parks, uma mulher negra, vivia em Montgomery, Alabama,  onde vigoravam várias leis segregacionistas. Negros não podiam frequentar os locais frequentados por pessoas brancas e nos ônibus os assentos da metade da frente eram destinados aos brancos. Os negros deveriam se sentar apenas nas fileiras ao fundo. No dia 1° de dezembro de 1955, sessenta e um anos atrás, Rosa Parks voltava do trabalho, cansada. Entrou no ônibus e se sentou na primeira fileira da parte do ônibus destinada aos negros. Alguns homens brancos entraram no ônibus e não havia mais lugar na metade destinada à eles para que pudessem se sentar. O motorista pediu que os negros da fileira na qual Rosa estava sentada que se levantassem para dar lugar aos homens que haviam acabado de entrar. Dois homens negros se levantaram, mas ela apenas mudou de banco e foi sentar-se perto da janela. Mesmo sendo ameaçada pelo motorista ela não cedeu seu lugar. O motorista chamou a polícia e ela acabou sendo presa. Esse fato deu início à um movimento liderado pelo próprio Martin Luther King, tendo Rosa Parks ao seu lado, que culminou num boicote ao transporte coletivo que durou 13 meses, causando imenso prejuízo às empresas de transporte. Em 1956 a Suprema Corte aboliu a segregação racial nos transportes de Montgomery.

Rosa ParksRosa Parks foi chamada de Mãe das Lutas pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Em 1999 Bill Clinton a condecorou com a Medalha de Ouro do Congresso Americano por sua atuação nessa luta que ainda nos dias atuais se faz necessária. Ela tinha 87 anos.

Rosa Parks faleceu em 2005, aos 92 anos. Que sua coragem continue inspirando à todos nós e sempre nos lembre que lutar por uma sociedade mais justa e igualitária é obrigação de cada um.

Por último vamos indicar dois filmes sobre essa grande mulher. O primeiro é O Boicote (Boycott, 2001). Telefilme dirigido por Clark Johnson com Iris Little Thomas como Rosa Parks, Jeffrey Wright como Martin Luther King, Terrence Howard como Ralph Abernathy e Carmen Ejogo como Coretta Scott King. O segundo é também um filme biográfico feito para a TV chamado A História de Rosa Parks ( The Rosa Parks History,2002) e traz Angela Basset no papel título. Aproveitem para assistir e se inspirar.

Obrigada Sra. Parks.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s