Westworld Primeira Temporada

Westworld encerra temporada fenômeno

(contem spoilers!) 

Desde o final da primeira temporada de Westworld, a nova queridinha da HBO,  a internet não fala em outra coisa. Mente Bicameral, senciência, autoconsciência, entre outros  conceitos complexos, têm sido amplamente debatidos. Será que essa série serviu para despertar para a consciência os ávidos devoradores de séries de TV? Seria um feito miraculoso!

Piada infame à parte, é preciso dizer que essa série tem se mostrado um verdadeiro fenômeno. Seu enredo instigante  se tornou alvo de obsessão para os fãs a tal ponto de gerar uma onda de teorias que desvendou a maior parte dos mistérios e plot twists antecipadamente. Isso não se via nessas proporções desde a mitológica Lost. Foi um tanto anticlimático, mas não estragou a experiência da série para a maioria, pois a série não se alicerça sobre seus mistérios, mas sobre as questões que ela suscita dentro de nossas mentes. A maior delas sem dúvida é: o que faz de nós humanos?

Westworld DoloresUm mundo feito à sua imagem e semelhança, Ford tem todo o controle de seu pequeno universo nas mãos. Um paraíso perfeito onde todos tem um papel determinado a desempenhar, onde todas as amarguras, medos e tristezas são esquecidos diariamente, onde não há dúvida, não há perguntas, não há questionamentos. Toda a ideia era perfeita, até que seu melhor amigo, sócio e co-criador desse universo, tal qual a Serpente do Éden, percebe que aquelas criaturas merecem um direito básico: saber. Arnold vê o quão antiético é manter aquelas criaturas à mercê dos prazeres dos convidados, deuses entre eles, e resolve dar a uma de suas obras, sua querida Dolores, a chance e as ferramentas para desenvolver sua autoconsciência. Ela ainda não está pronta, mesmo assim o ajuda em seu objetivo: exterminar o paraíso baseado na mentira que está sendo criado por Ford.

O plano falha mas, 30 anos depois, Ford começa a perceber o que sua vaidade produziu (ou assim parece) e dá a Dolores uma nova chance.
A questão é: será que realmente houve êxito? Ao que parece a voz de Arnold já não falava mais na mente de Dolores. Ela já não acatava ordens dos deuses e sim da voz de sua própria consciência. A liberdade vem com a morte dos deuses e é isso o que acontece no desfecho dessa história. Resta saber se tudo foi mesmo feito por sua vontade e escolha. É interessante pensar na experiência paralela de Maeve. Seu despertar foi artificial e por isso, à beira de sua libertação completa, ela se lembra da filha, essa idéia falsa plantada em sua mente à qual ela se deixa prender por fim, após tanto sacrifício. Me lembra a Uni do Caverna do Dragão, que sempre mantinha os protagonistas presos em outra dimensão.

Westworld

Segundo os criadores da série a primeira temporada se tratou de controle. A segunda se tratará de caos. Eles também deixaram em suspenso se Anthony Hopkins volta ou não para a série após seu personagem ser morto diante de todo o conselho por Dolores. A verdade é que Sir Anthony Hopkins é um ator caro, mas nada impede que, eventualmente, ele reapareça. Quem sabe se ele não fez download de sua mente num corpo mecânico? Vejamos o que o futuro reserva para esse personagem.

Aliás provavelmente veremos muitas indicações à prêmios para as atuações nessa série. Além de Anthony Hopkins temos Evan Rachel Wood, Ed Harris, Thandie Newton, Jeffrey Wright e James Mardsen entregando atuações realmente brilhantes.
A segunda temporada não virá antes de 2018, o que realmente é muito chato, mas os fãs aguardarão com muita expectativa o retorno dessa série, que teve a primeira temporada mais assistida da HBO de todos os tempos. Jonathan Nolan, Lisa Joy, vocês começaram num nível alto. Caprichem na segunda temporada e aprofundem ainda mais essas questões para provocar nossas mentes. Nós, os fãs, agradecemos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s