Invasão Zumbi Crítica

Invasão Zumbi: Ação e terror nos cinemas

Invasão Zumbi (Busanhaeng), que estreia hoje (29/12) nos cinemas é um filme coreano que conta a história de um homem e sua filha que, durante uma viagem de trem com destino a Busan, presenciam o surto de um vírus que transforma pessoas em zumbis.

Várias cenas sugestivas de que algo está errado vão sendo mostradas antes do ataque em si. Uma ótima sacada do diretor Sang-ho Yeon que soube construir o clima antes de mostrar os monstros.

Provavelmente pela diferença de culturas há algumas nuances no tom do drama e na construção dos personagens que diferem dos filmes Hollywoodianos. Começando pelo protagonista Seok Woo (Yoo Gong) que ao invés de ser o herói  impecável é, na verdade, um cara egoísta e arrogante, que mal conhece a própria filha e com o passar do filme isso não muda muito. Talvez haja uma crítica implícita à disciplina que vige nessa sociedade em torno de alcançar os padrões de uma vida bem sucedida financeiramente acima até mesmo dos relacionamentos familiares e da solidariedade mútua.

A garotinha Soo-An (Soo-An) é a que tem mais humanidade dentre todos os personagens no trem,  mesmo tendo pais separados e sendo o pai tão distante quanto Woo. Por sinal é incrível a atuação da garota, mesmo sendo tão nova.
Sang Hwa (Dong-seok Ma) é o que mais se assemelha a um herói. Não causa boa impressão no começo por ser um tanto rude, mas se redime logo no inicio e por várias vezes é o cabeça dos sobreviventes, aquele que realmente parte para a porrada, passando a sensação que se pode confiar nele até o fim.

Apesar de ser um filme de monstros cabe ainda um vilão humano. Yong-Suk (Eui-sung Kim) é um personagem que você realmente odeia. Sem escrúpulos, ele age da maneira mais suja possível para sobreviver, sem se importar com ninguém. Ele é a pura covardia e egoísmo.

Invasão ZumbiOs zumbis aqui são retratados um pouco diferentemente do que estamos habituados. Na maioria dos filmes os zumbis tem um ponto fraco que é a lentidão dos movimentos. Aqui os zumbis são muito rápidos e famintos, com movimentos caóticos e grotescos. Até a transformação deles é bem rápida. O ponto fraco deles é a visão, a única vantagem em relação aos vivos. Há momentos em que parece não existir esperança para a humanidade, pela rapidez do contágio e a quantidade de zumbis.

Os efeitos especiais não são perfeitos, essa é a parte em que o filme acaba sendo inferior aos  americanos e seus gordos orçamentos. Mas a qualidade do medo é superior.

O filme toma um caminho arrojado em relação ao destino dos personagens principais e poderia ser ainda mais, se houvesse uma pequena alteração no final, mas muita gente iria reclamar de um fim assim.
Invasão Zumbi além de ser um filme de zumbi é um filme com carga boa dramática, boas atuações e bastante ação, suspense e terror. Fazia tempo que um filme de terror não me agradava tanto.

Uma última curiosidade: Recentemente tivemos ótimos filmes de zumbi fora do circuito americano como o espanhol REC, o norueguês Dead Snow e agora o ótimo Busanhaeng. Vale a pena conferir todos eles

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s