Manchester à Beira Mar

Manchester à Beira Mar: drama denso com Casey Affleck e Michelle Williams

Manchester à Beira Mar (Manchester by the Sea), do diretor Kenneth Lonergan, (Margaret, 2011) conta a história de Lee Chandler (Casey Affleck) que, após a morte do irmão, tem que voltar para sua cidade natal onde aconteceram eventos traumáticos e assumir a tutela de seu sobrinho Patrick (Lucas Hedges).

Exceto por alguns pequenos momentos mais leves o filme é um drama denso. Na forma de flashbacks o filme mostra como era o convívio de Lee com seu irmão Joe (Kyle Chandler) e aos poucos vamos descobrindo fatos que transformaram o  relacionamento familiar.

Manchester à Beira Mar A fotografia fria em tons de cinza transmite bem o que o Lee está sentindo, junto com a trilha sonora clássica e melancólica. A única mudança é quando ocorrem os flashbacks de fatos anteriores a grande tragédia de sua vida, onde as cores são mais vivas e as interações são amenas.

Casey Affleck está excelente no filme e sua interpretação passa a imensa tristeza contida do personagem. Outra que está ótima, mesmo com pouco tempo em tela, é Michelle Williams que vive a ex-esposa de Lee, Andi. Há uma excelente cena envolvendo os dois em que é difícil não chorar. Kyle Chandler faz muito bem o papel do irmão mais velho. Se por um lado sua presença traz segurança e estabilidade, por outro sua ausência é que vai mudar a vida das pessoas mais próximas a ele, intencionalmente.

Manchester à Beira Mar consegue, sem apelar para cenas chorosas, ser um excelente drama sobre traumas insuperáveis e perdão. Apesar de ter um tema bem pesado o filme não é enfadonho e as pouco mais de duas horas de projeção passam bem rápido. Mais um excelente filme no páreo do Oscar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s