A Tartaruga Vermelha

A Tartaruga Vermelha – Nova animação dos estúdios Ghibli

A Tartaruga Vermelha (La Tortue Rouge), nova animação do famoso estúdio Ghibli em parceria com o estúdio Wild Bunch, chega aos cinemas brasileiros (infelizmente não em todas as cidades).

O longa de animação dirigido por Michael Dudok (Wit) conta a história de um homem que naufraga numa ilha tropical deserta e luta para sobreviver e encontrar uma forma de voltar para casa.

O filme não é para todos os públicos, apesar de ser uma animação. Não há diálogos e toda a trama se apresenta apenas por meio de imagens (e que belas imagens). A animação não é como as da Pixar, por exemplo, que utilizam CGI apenas. Aqui, apesar de também usarem computação gráfica, é possível ver os traços de anime mesmo. O cenário tem uma estética perfeita, mostrando uma natureza deslumbrante. Água, folhas, arvores e animais são elementos dessa bela fotografia, mas também estão lá para completar a história que focaliza no humano e seus atos.

A Tartaruga Vermelha
Fusion x64 TIFF File

A sonoplastia faz um excelente trabalho, assim como a trilha sonora espetacular.
Como dito anteriormente não sabemos a história daquele homem, seu nome ou o que aconteceu para ele estar ali. Também não sabemos qual o destino dele nessa ilha. Apesar de ser um filme curto (80 minutos) entre o segundo e terceiro ato o filme dá uma leve caída no ritmo e não prende tanto o público quanto o início.

O filme é um tipo de parábola e quando chega o final você percebe a mensagem porém nesse caso você não entende o que aconteceu realmente. Ainda paira dúvidas.
É uma animação que claramente tem como público-alvo pessoas adultas. A Tartaruga Vermelha emociona e faz o espectador refletir sobre o desfecho. É mais um filme na briga pelo Oscar 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s