O Apartamento

O Apartamento – Mais um ótimo filme de Asghar Farhadi

O Apartamento (Forunshande) é um filme Iraniano que está concorrendo ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro e é dirigido pelo já premiado Asghar Farhadi (A Separação).

O tema do filme é vingança, mas também ruína, literal e metafórica. O professor Emad (Shahab Hosseini) e sua esposa Rana (Taraneh Alidoosti) vivem tranquilos até que uma obra no entorno do prédio em que vivem causa um principio de desabamento que faz com que eles abandonem seu apartamento. Um membro do grupo de teatro amador do qual ambos participam  oferece um apartamento vago para eles morarem provisoriamente. Um dia Rana é atacada dentro do apartamento enquanto estava sozinha tomando banho e aí começa o drama.

O Apartamento

Emad, que é um bom professor, querido pelos alunos e um homem de bem, começa a investigar em busca de qualquer pista que o leve ao agressor. A história gira em torno desse mistério e desejo de vingança. Rana, curiosamente, não quer prestar queixa e pairam algumas duvidas sobre os detalhes do incidente. Emad fica cada vez mais obcecado por obter sua vingança e menos preocupado com o estado psicológico de sua mulher, a vítima. Há uma cena excelente onde o diretor consegue, de forma sutil, inserir um clima de tensão que envolve o espectador. Da mesma forma o final consegue prender a atenção do público de um modo espetacular.

O filme deixa no ar as perguntas: pode um evento traumático transformar uma pessoa boa? Qual o limite para a vingança? É interessante o paralelo que existe entre a peça encenada por eles ( A Morte do Caixeiro Viajante) e os acontecimentos que envolvem o casal, muitas vezes dando dicas do que vem a seguir.

O Apartamento mostra como certas circunstâncias podem revelar o que há de pior em nós e fazer desmoronar estruturas já comprometidas. Mais um filme do talentoso Asghar Farhadi feito sob medida para receber prêmios.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s