Fences - Um Limite Entre Nós

Fences – Um Limite Entre Nós traz o melhor do talento de Denzel Washington e Viola Davis

Fences (BR: Um Limite Entre Nós), dirigido e estrelado por Denzel Washington, estreou na última quinta-feira no Brasil. O roteiro é baseado na peça teatral homônima de August Wilson e conta a história da família Maxson, focando mais especificamente no casal Troy e Rose, interpretados maravilhosamente por Denzel e Viola Davis.

Troy, que na juventude havia sido um promissor jogador de baseball, é um homem de meia idade, marido e pai, que trabalha na coleta de lixo. Seu colega de trabalho e melhor amigo é Bono (Stephen Henderson), um homem leal e que não teme dizer aquilo que o amigo precisa ouvir. Lyons (Russell Hornsby) é seu filho mais velho, fruto de um amor da juventude e seu filho mais novo é Cory (Jovan Adepo) de seu casamento com Rose (Viola Davis). Troy tem também um irmão, Gabriel (Mykelti Williamson), que fora ferido na cabeça durante a Segunda Guerra e por isso tem a mente de uma criança.

Troy é frustrado por não ter conseguido entrar para a liga profissional de baseball no passado e culpa o fato de ser um jogador negro numa época pré direitos civis. Dado a bebedeiras e rompantes de humor, ora ri e graceja, ora esbraveja e amaldiçoa, tudo em alto e bom som. Com sua personalidade marcante ele exerce um poder de atração, fazendo parecer que toda a família gira em torno de sua figura. Mas na segunda metade do filme fica claro que é Rose a verdadeira responsável por unir as pessoas sob aquele teto e Troy, um homem cheio de falhas, medos e mágoas, na verdade está aos poucos afastando todos que ama. A “cerca” do título original, ao contrário do que diz o título nacional, significa um limite não entre as pessoas daquela família, mas em volta deles separando-os do que possa atingi-los vindo de fora. Rose sempre diz para Troy consertar a cerca e ele sempre deixa para outra hora. Tanto a cerca física quanto a metafórica são deixadas de lado e isso traz consequências para todos.

Troy, Rose, Lyons e Cory tem seus sonhos sufocados por acontecimentos que seguem uma cadeia de eventos iniciada muito tempo antes. Um ciclo difícil, quase impossível de quebrar, mesmo pelo talento e determinação. É uma história de luta do povo negro que tem que lidar com as consequências de seu passado de opressão, onde cada indivíduo luta desesperadamente para dar um passo a frente de seu predecessor e construir um futuro, o melhor possível. A história é tocante, as interpretações de Denzel e Viola são memoráveis.  Ambos interpretaram em 2010 Troy e Rose no teatro e foram aclamados na época. O filme traz muito do teatro, com diálogos enormes e praticamente toda a ação se passando no quintal da casa da família Maxson, onde as tais cercas estão por terminar. É um filme com uma mensagem profunda, que trata de vida, sonhos, desilusão, morte e renascimento. Super recomendado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s