Encerramento de Naruto marca o fim de uma era no mundo dos animes

É o final de uma era para os fãs de animes. Naruto, um dos animes mais vistos no mundo, após quinze anos de exibição, chega ao fim. Essa franquia de sucesso, que rende milhões anualmente, se baseia no personagem Naruto criado em 1999 por Masashi Kishimoto para mangá.

Naruto tem como tema a amizade, a superação, o otimismo diante das adversidades e a confiança. O aperfeiçoamento pessoal se dá diante do outro, do oponente que não raro é seu amigo, contra quem se luta e de quem se aprende muitas lições. O personagem Naruto é uma criança órfã e muito problemática da Vila Oculta da Folha (Konohagakure no Sato). Ainda na infância ele inicia seu treinamento para se tornar um ninja. Desajeitado e imprevisível, seus colegas botam pouca fé em seu potencial.

Além de tudo Naruto é estigmatizado por ser o hospedeiro de um demônio chamado Kurama, uma raposa de nove caudas. Com o passar do tempo Naruto vai perseverando e se superando, tendo como alvo ser um oponente a altura de seu rival, por quem nutre um imenso respeito e consideração, Sasuke, um jovem prodígio do mundo ninja, último de um poderoso e influente clã, os Uchiha.

Aos poucos todos vão percebendo o guerreiro incrível que é Naruto. E tão grande ou maior que sua capacidade de luta é sua habilidade de unir as pessoas em torno de um propósito, qualidade de um verdadeiro líder.

Naruto e Sasuke final

Toda a jornada de Naruto e dos personagens próximos à ele é contada nos 220 episódios do anime clássico, que mostra a infância de Naruto, e nos 500 episódios do Naruto Shippuden, que o mostra adolescente e, por fim,já adulto.

Apesar de muitos fillers é uma jornada emocionante e muita gente cresceu com esse personagem. No meu caso eu cresci também, como pessoa, por assim dizer. Quantas vezes chorei vendo não só os dramas desse garoto de cabelo amarelo, mas também de Jiraya, de Hashirama e Madara, de Obito e Kakashi, para citar apenas alguns? E quanto não ri com Jiraya (ele é definitivamente meu sensei preferido), Maito Gai e Rock Lee?

Naruto A trilha sonora é um deleite à parte. Belíssimas canções como os temas de Konoha, de Oroshimaru, do Pain, da Akatsuke, a lindas canções Sadness and Sorrow e Man of The World entre outras, são todas orquestradas e executadas com vários instrumentos que pertencem à cultura japonesa.

A trama parece uma matrioska, com os inimigos vencidos sempre dando lugar para um inimigo maior, até que, no final, é revelado aquele que fomentou a guerra e manipulou todas as situações para conseguir seu objetivo. Raramente os inimigos são maus. Muitas vezes são pessoas incompreendidas, assim como Naruto, mas que diferentemente dele, resolveram lidar com sua frustração de uma maneira negativa.

Com seu carisma natural Naruto mostra a esses vilões uma outra forma de enxergar o mundo e as pessoas nele. Até mesmo Kurama, um demônio temido, passa a ser amiga do jovem ninja.

Engraçado, comovente, motivador, divertido, tudo isso é Naruto. Obrigada Kishimoto, foi uma jornada e tanto!

Bônus – Um compilado de “Sad Songs” do Naruto:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s