Samurai Gourmet: série da Netflix mostra que a felicidade se come e se bebe

Samurai Gourmet é uma série produzida pela Kyodo Television,  em parceria com a Netflix e dirigida por Michihito Fujii, Tadaaki Horai e Mamoru Hoshi. É a versão live action do mangá  Nobushi no Gourmet, de Masayuki Kusumi e Shigeru Tsuchiyama. A história é muito simples: um homem de sessenta anos acaba de se aposentar e encontra um novo propósito para sua vida através do prazer de comer e beber.
Takashi Kasumi (Naoto Takenaka) é um homem que dedicou quase que toda sua vida ao trabalho. Ao se aposentar fica sem saber o que fazer com seu tempo livre. Um dia resolve fazer a pé o percurso que sempre usou para ir para o trabalho, mas desta vez o faz tranquilamente, observando a paisagem. Ele acaba encontrando um pequeno restaurante que nunca havia notado antes por estar sempre com pressa e resolve entrar para almoçar.

O clima do lugar é simples e aconchegante, o cheiro da comida sendo preparada é delicioso e o atendimento é amigável. Takashi se senta com a melhor das expectativas e muita fome. Mas, e para beber? Ele vê um anúncio de cerveja e sente o desejo de pedir uma, mas se contém. Afinal, quem beberia cerveja em público no almoço, num dia comum da semana? Certamente não ele, um cumpridor de regras obediente a todas as normas e costumes, que se importa muito com a opinião dos outros sobre si. Já um samurai sem mestre não se importaria com ninguém. Pediria logo saquê e aos que ousassem esboçar críticas responderia apenas com o brilho de sua katana. Toda a cena é tão vívida na mente de Takashi que é como se ele realmente estivesse vendo o poderoso guerreiro ali, desfrutando de sua bebida, despreocupadamente. Após essa “visão” o aposentado se dá conta de que qualquer dia para ele dá no mesmo, já que não está mais preso numa rotina de trabalho e, por isso, pode comer e beber onde, quando, como e o que quiser. Ele toma coragem e pede sua cerveja, que está gelada e ele a degusta como se fosse a mais deliciosa bebida do mundo. A comida também é tudo o que ele procurava e a sensação ali é de puro deleite. Após essa experiência Takashi resolve explorar outros lugares e outros sabores, desfrutando da liberdade que sua aposentadoria lhe confere.

Samurai Gourmet Através dessa jornada simples ele se permite testar a si mesmo, viver novas experiências, conhecer pessoas, relembrar o passado e valorizar os momentos. A cada situação difícil ele pode invocar seu samurai interior, uma versão de si bem mais legal, corajosa e engraçada, que sempre o ajuda a resolver seus pequenos impasses.
Takashi experimenta tudo como uma criança, como se estivesse descobrindo o mundo à sua volta pela primeira vez. Alguns momentos realmente me fizeram rir com os olhos marejados.

Se você gosta de ver pessoas preparando comida ou comendo, se tem interesse pela cultura japonesa ou se simplesmente está atrás de um programa simples, leve, divertido, gostoso de assistir e que contenha boas mensagens, Samurai Gourmet é sua pedida. Se puder acompanhar com alguns petiscos e uma boa cerveja a experiência será ainda mais deliciosa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s