“Abençoe-me Ultima” mostra a amizade entre um garoto e uma curandeira

Abençoe-me Ultima: A Curandeira (Bless me Ultima, 2013) é um filme baseado no romance homônimo escrito por Rudolfo Anaya que conta a história de Antônio, um menino de sete anos crescendo numa pequena cidade do Novo México nos anos 40. Descendente de família mexicana, Antônio encontra sua identidade cultural e religiosa com ajuda de uma curandeira local, com quem desenvolve uma relação mentor-aluno.

Ultima é a anciã da comunidade. Conhecedora das tradições de seu povo, Ultima é curandeira, parteira e conselheira. Ela conhece o poder das ervas e a importância do equilíbrio entre o mundo espiritual e físico. Todos, apesar de demonstrarem respeito por ela, secretamente a chamam de bruxa. Maria, mãe de Antônio, convida Ultima para morar na casa da família, sob protestos das filhas mais velhas. O garoto, por outro lado, a recebe de bom grado e uma amizade delicada se forma entre eles.

A história é como um conto de fadas, onde as forças do bem e do mal lutam entre si, onde a fada boa é uma praticante do xamanismo e o vilão é o dono da barbearia do povoado, influente e de temperamento ruim. O protagonista é um menino cuja jornada consiste em encontrar sua identidade de acordo com a cultura de seu povo e aprender a equilibrar ensinamentos ancestrais e a religião católica (praticada por toda sua família), em função de promover o bem e tudo que é bom e belo nesse mundo.

A fotografia mostra as paisagens áridas do sudeste americano, onde a vida é dura e simples, mas também encantadora. Luke Ganalon como o pequeno Antônio é um deleite e Míriam Colón como Ultima consegue transmitir bem a sabedoria mística da personagem. O elenco conta ainda com Benito Martinez (House of Cards) como Gabriel Merez e Joaquin Cosío (The Strain) como o bondoso Narciso. Abençoe-me Ultima é um filme sobre o valor da cultura, da família, da amizade, da fé e da cooperação que deve haver entre as gerações para a perpetuação de bons valores.

Fica a dica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s