Sansa e Ramsey

Game of Thrones: diferenças entre livro e série importantes para a nova temporada

A sétima temporada de Game of Thrones mal começou e já está causando fortes emoções, com encontros muito aguardados e mortes violentas. Já era de se supor que essa temporada começaria com muita ação, afinal ela será mais curta que as anteriores e trará vários eventos importantes já que se trata da penúltima temporada e, por isso, precisa encaminhar a história para seu final.

Daenerys está em Westeros e já convocou Jon Snow para ir encontrá-la em Pedra do Dragão. Jon também tem interesse em fazer uma aliança com a mãe dos dragões e se prepara para ir rumo ao Sul. O Rei no Norte deixará Winterfell nas mãos de Sansa, mas antes dá um recado não muito amistoso para Mindinho. Arya está a caminho do Norte para se juntar aos irmãos e mal podemos esperar para ver mais um encontro de Starks.

As coisas estão bem excitantes na série, mas muitos fatos são dramaticamente diferentes no show em relação ao livro que lhe deu origem. Vejamos se você sabe, ou se lembra, dessas diferenças:

1- Sansa Stark nunca se casou com Ramsey Bolton:

Sansa e Ramsey

Sansa Stark passou por uma drástica transformação em sua personalidade na série por causa do trauma causado por seu período como esposa de Ramsey. Muita coisa horrível aconteceu a ela e isso a transformou numa mulher fria e endurecida. Nos livros, entretanto, nada disso acontece a ela. Quem se casa com Ramsey é Jayne Poole, uma amiga de infância de Sansa. Na história os Bolton pegam a garota e apresentam aos senhores do Norte como sendo Arya, confiantes que nenhum deles se lembraria com detalhes da caçula rebelde dos Stark, mas Theon se lembra e percebe o engodo. Mesmo sabendo que se tratava de uma impostora, devido as torturas que Ramsey pratica contra a garota, Theon decide ajudar e se junta ao grupo enviado por Jon a Winterfell para resgatar a suposta Arya. Enquanto isso Sansa está em relativa segurança no Ninho da Águia, disfarçada como Alaine Stone, a filha bastarda de Mindinho.

2- Missandei jamais teve um relacionamento com Verme Cinzento:

Missandei e Verme Cinzento

Nos livro Missandei, chamada por Daenerys de “pequena escriba”, tem apenas 10 anos de idade!

3- A conexão entre Arya e Nymeria é  muito mais complexa do que a série mostra:

Arya e Nymeria

A série adaptou vários seres mitológicos citados por RR Martin em suas Crônicas de Gelo e Fogo: feiticeiras, profetizas, pessoas que voltam dos mortos, zumbis do inverno conhecidos como Caminhantes Brancos, uma espécie meio élfica chamada de Crianças da Floresta, dragões e etc. Podemos dizer que em Westeros o sobrenatural tem seu lugar, mas faltou uma característica super legal de alguns Stark: a habilidade de trocar peles. Arya e Jon são os que mais desenvolveram esse dom, tendo muitos “sonhos de lobo”, que nada mais são do que momentos em que suas consciências  deixam seus corpos para entrar nas mentes de seus respectivos lobos, de modo que eles podem ver e sentir através desses animais. Arya não precisaria se apresentar para Nymeria, devido a uma ligação psíquica que elas tem entre si.

– O núcleo de Dorne no livro é muito mais legal:

Núcleo de Dorne - Got

Doran Martell na série é um rei fraco e que teme qualquer confronto com os Lannisters. Por causa de sua postura insípida ele acaba sendo assassinado numa conspiração liderada por Ellaria Sand e as Serpentes de Areia, que desejam vingança pela morte de Oberyn Martell em Porto Real. Ao que parece os planos de vingança das dornesas fracassou graças a intervenção de Euron Greyjoy, um vilão que amaremos odiar daqui para frente. No livro Doran prende as Serpentes de Areia em aposentos no palácio para que elas não atrapalhem o grande plano que há anos ele arquiteta para tomar o Trono de Ferro para a casa Martell e aniquilar os Lannisters. Quem leu os livros aguarda ansioso o próximo movimento desse rei que não só tem uma perseverança inabalável mas também é inteligente e estrategista.

Essas são apenas algumas diferenças entre a obra escrita e a adaptação televisiva. Vale lembrar que os eventos da série já ultrapassaram os descritos nos livros. Segundo palavras do próprio Martin muitas escolhas feitas pelos roteiristas da série são diferentes daquelas que ele pretende trazer nos livros, ainda inéditos. Agora cabe esperar (mais um pouco) o lançamento de Ventos de Inverno para saber quais destinos ele reservou para nossos personagens preferidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s