Game of Thrones “Atalaialeste” – Discutindo os principais acontecimentos

O quinto episódio da sétima temporada de Game of Thrones não trouxe a mesma carga emocional que o episódio anterior, Os Despojos da Guerra. Conforme o esperado, a condensação de tantos arcos e situações em tão poucos episódios desfavoreceu o adequado desenvolvimento da narrativa e o último episódio trouxe muitas questões a serem resolvidas nos dois episódios que temos pela frente. Chegou a hora de discutirmos os principais pontos levantados em Atalaialeste:

O Maior Nadador de Todos os Tempos:

Gustavo Borges? Michel Phelps?? Não, meus bons amigos! O verdadeiro campeão é Sor Bronn da Água Negra!! Bronn dá um salto rápido e certeiro sobre Jaime (que está montado e galopando em certa velocidade) para o salvar da mira de uma rajada flamejante saída da boca de um imenso dragão. Ambos caem na água (margem bem funda dessa lagoa, realmente uma sorte tremenda!) e o mercenário já sai nadando, levando consigo o Lannister, vestido em sua armadura de aço e ouro. Isso significa nadar com um dos braços e carregar não menos que algo entre 110 e 120 quilos com o outro. A velocidade do nado também é surpreendente, suficiente para levar a dupla para longe de um imenso exército de inimigos em pouco tempo. Sor Bronn, com tantas habilidades e carisma, tem nosso voto para se sentar no Trono de Ferro. Que nos desculpe Dani e Jon.

Um Estranho do Ninho (rá!):

Mindinho está, como sempre, “causando”. O mestre das intrigas agora está focado em causar uma disputa entre Arya e Sansa. O plano dele não é bem esclarecido, embora seja possível supor algumas coisas tendo como base o que sabemos sobre o pequeno canalha. Mindinho se arrisca pouco, geralmente apostando em situações onde ele possa se beneficiar seja qual for o resultado. Sendo assim, caso Sansa leve a melhor em uma disputa com Arya, ele terá uma Stark a menos para se preocupar. Mas se Arya atentar contra a vida da irmã Mindinho poderá dominar Winterfell sob o pretexto de fazer justiça e, eventualmente, tomar o Norte para si com o apoio do exército do Vale e dos senhores nortenhos simpatizantes da Senhora de Winterfell.

Mas….

Vale lembrar que Sansa também aprendeu algumas coisinhas. Jon, Bran e Arya estiveram longe de casa e adquiriram habilidades valiosas antes de retornarem ao lar. Sansa também esteve longe de casa e fez seu caminho de volta com muito sacrifício. No momento ela parece desfavorecida, a única com habilidades ordinárias e, algumas vezes, ela parece sentir inveja. Mas ela parece com inveja diante de quem? De Mindinho! Jon aprendeu o que sabe com os Patrulheiros, Bran com o Corvo de Três Olhos, Arya com os Homens Sem Rosto. Sansa teve como mestres Cersei e o próprio Petyr, que no momento está manipulando Arya, mas talvez esteja sendo ele mesmo manipulado por sua pupila. Lembrem-se que já ouvimos, num dos trailers dessa temporada, a frase de Ned sobre a importância da matilha na voz de Sansa. Creio que veremos essa cena em breve e será algo memorável. Talvez Petyr tenha, finalmente, encontrado uma rival à altura no jogo dos tronos.

O Olho que Tudo Vê :

Bronn arma um encontro secreto entre Tyrion e Jaime. É uma bela cena esse encontro dos irmãos. Posteriormente vemos que Cersei estava ciente desse encontro, sinal que seu mestre dos sussurros é realmente eficaz (talvez mais eficaz que o serviço de inteligência provido pela nossa querida Aranha a Daenerys). Cersei quer saber o recado de Dani pois talvez possa ser de seu interesse. No fim ela decide que não pretende se unir a nenhuma causa com seus inimigos e declara guerra a quem se opuser a ela, até mesmo contra os Outros. Que ela tem coragem não se pode negar! A revelação de que está esperando um outro filho de Jaime e que pretende declarar sua paternidade a todos faz com que o Lannister fique enternecido, mas no fim Cersei o abraça e apenas diz: “não me traia novamente”. Hey! Jaime! Você percebeu o tom de ameaça ou fui só eu?

Um detalhe: Cersei sempre levou a profecia de Maggy, a Rã a sério e a bruxa havia previsto o número de filhos que Cersei teria, assim como suas sinas tristes. Estaria Cersei tão confiante a ponto de desafiar o próprio destino?

Tem Cheiro de Mommy!!:

img2

Gente, o que foi aquela cena de Drogon dando uma fungada no Jon??? Será que ele cheira como sua amada mãezinha? Tudo indica que, em breve, veremos Jon montar um dos dragões. Mas “o Dragão tem três cabeças”. Ou seja: ainda falta uma…

Herdeiros de uma Parceria de Sucesso:

img3

Gendry, o único bastardo de Robert que permanece vivo na série, foi encontrado por Sor Davos em Porto Real. Não foi preciso nenhuma convocação pois, tal qual o pai, o rapaz não tem paciência para rodeios e detesta perder tempo, por isso sempre esteve com as malas feitas para o caso de ter uma chance de deixar a Baixada das Pulgas e se unir a uma boa causa, como matar Lannisters, por exemplo. O encontro com Jon é caloroso, ambos relembram a dupla Baratheon/Stark, outrora imbatível, e decidem honrar a amizade que uniu seus pais no passado. Gendry inclusive usa como arma um grande martelo ao invés de espada, uma marca registrada de seu finado pai.

Na traaave!:

img4

Sam está na Cidadela tentando aprender o que puder para ajudar Jon na luta contra os Outros ao mesmo tempo que tenta convencer os arquimeistres a ajudar essa causa. Mas as coisas não são tão simples e Sam é colocado para ficar revisando antigos pergaminhos há muito esquecidos. Enquanto ele se concentra em tudo o que pode ser de interesse para a guerra no Norte, Goiva passa o tempo lendo documentos antigos e um deles trata da anulação de um certo casamento entre um certo Príncipe “Ragger” e sua esposa nobre. Foi de parar a respiração!! Mas Sam deu pouca bola para o assunto e o documento foi deixado de lado. Sam decide abandonar a Cidadela e voltar para junto de Jon, mas provavelmente o tal documento esteja entre os livros e papéis que ele está levando para o Norte consigo. Conforme dito em outra resenha, o fato de Sam ter ido para Vila Velha pode ter algo relacionado com a descoberta da identidade de Jon. O documento de anulação do casamento de Rhaegar com a Princesa Elia, ou a certidão de casamento do Príncipe Targaryen com Lyanna Stark, ou ainda a certidão de nascimento do filho de ambos seria de pouca utilidade para provar a origem de Jon Snow. Que uma solução digna seja dada para esse enigma que tem permeado a série desde o início.

Operação Um Morto Muito Louco:

Tyrion é muito inteligente mas, às vezes, tem cada ideia! A nova jogada duvidosa da Mão da Rainha Daenerys é enviar bons homens para além da muralha afim de caçar zumbis. Só existem algumas centenas de milhares deles lá, certamente que meia dúzia de homens será suficiente para invadir seus domínios gelados e capturar um exemplar para levar como amostra para Porto Real. Moleza! Às vezes me pergunto de que lado Tyrion joga…

Considerações finais:

Nosso Sor Friendzone, Jorah Mormont, finalmente voltou para junto de sua Khaleesi, após sua cura milagrosa na Cidadela. Ele se uniu a turma de Jon que vai tentar trazer um White Walker para dentro de Westeros (eu já falei que esse plano é a maior furada?). Pelo tom da despedida entre Dani e Jorah pode ser que esteja próximo o fim do filho de Jeor Mormont. Outros personagens estão sumidos, como Missandei, Theon, Euron, Yara e os Imaculados. Por onde andam?

O próximo episódio, “A Morte é o Inimigo”, vai ao ar no domingo. Que venha mais porradaria e menos falatório, por favor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s