Game of Thrones | Temos uma teoria sobre Bran que vai explodir sua mente

Todos notamos que Bran tem agido de modo estranho ultimamente, não é? A frieza com que ele tratou as irmãs que há tanto tempo não via e Meera, que perdera o irmão e quase a própria vida para ajudá-lo, foi algo desconcertante.

Essa mudança de comportamento tem sido observada desde a invasão da caverna onde vivia o velho Corvo de Três Olhos pelos Outros, episódio no qual morreram Verão, os últimos Filhos da Floresta e Hodor, além do próprio Corvo. Então a resposta ficou óbvia: Bran está diferente porque agora é o Corvo de Três Olhos!

Calma, parece muito óbvio, mas logo vou explicar. Antes vamos voltar um pouco no tempo para descobrir mais sobre o passado e a origem do Corvo de Três Olhos.

Os livros deixam mais do que claro que o ancião que atendia pelo título de Corvo de Três Olhos era Brynden Rivers, um dos Grandes Bastardos de Aegon IV, O Indigno. Sua mãe era Melissa Blackwood, a sexta amante de Aegon. A Casa Blackwood é uma antiga casa nobre vassala da Casa Tully. Os Blackwood descendem dos Primeiros Homens e seguem a religião dos Deuses Antigos, bem como seus costumes. Dessa forma Brynden era um Targaryen por parte de pai (e são conhecidos vários membros da Casa Targaryen que tinham o dom de ver o futuro, conhecidos como videntes verdes) e por parte de mãe ele tinha o sangue dos Primeiros Homens, assim como os Stark. Aliás houveram algumas uniões de Starks com Blackwoods, inclusive bem próximas da época do nascimento de Brynden, o que torna possível haver um parentesco distante ligando Brynden e Bran.

Brynden era albino, tinha apenas um olho que era vermelho (o outro ele perdera num combate com seu meio-irmão conhecido como Açamargo) e uma mancha vermelha cobria parte de um dos lados de seu pescoço e rosto. Bran descreve o Corvo como tendo cabelos e pele muito brancos e apenas um olho, que era vermelho. No lugar onde deveria estar o outro olho havia apenas um buraco de onde saía um fino galho de árvore e seu pescoço tinha uma mancha de cor vermelha. Num trecho de Dança dos Dragões o Corvo diz para Bran: “Usei muitos nomes quando era rápido, mas até eu tive em tempos uma mãe, e o nome que ela me deu ao seu colo foi Brynden”.

Brynden Rivers era conhecido como Corvo de Sangue e dizia-se que praticava feitiçaria. Era um excelente guerreiro e muito temido, não só por suas habilidades de combate mas também por seu jeito taciturno, sempre sabendo mais do que se supunha. Foi Mestre dos Sussurros de seu meio-irmão e rei Daeron II, atuou como Mão para seu sobrinho Aerys I e, por fim, foi Senhor Comandante da Patrulha da Noite, até que um dia desapareceu enquanto patrulhava além da Muralha. Havia um ditado muito popular nos tempos em que Brynden servia ao Reino, na época da Rebelião Blackfyre: Quantos olhos possui Lorde Corvo de Sangue? Mil olhos, e mais um!

Pois bem, podemos então supor que Brynden fosse um troca-peles desde a juventude. Como ele se tornou o Corvo de Três Olhos não é dito, mas isso ocorreu numa de suas viagens para além da Muralha. É possivel que tenha encontrado os Filhos da Floresta e esses tenham ensinado a ele os segredos de seus poderes. Brynden permaneceu por longos anos observando o mundo e esperando o momento do ataque dos White Walkers. Quando Bran entrou em coma após ser derrubado por Jaime de uma das torres de Winterfell o Corvo entrou em seus sonhos prometendo ensinar-lhe a voar. Foi assim que começou a jornada de Bran que culminou com sua transformação.

Game of Thrones Teoria

Depois de ajudar Bran a encontrar o velho Corvo e salvar sua vida no ataque dos Outros, Meera finalmente trouxe o jovem Stark para Winterfell e pôde dar por terminada sua missão. Ao se despedir de Bran ela fica chocada com sua frieza. Com pesar a menina Reed conclui que Bran não saíra vivo daquela caverna, não de fato. Estava pensando nisso quando uma pergunta veio à minha mente: por que o velho Corvo de Três Olhos haveria de morrer? A mente de Brynden vagava por onde quisesse no espaço e no tempo. Por que ficaria ali, esperando a morte?

Minha teoria é de que Brynden tenha saído de seu velho corpo no momento da invasão e “wargado” no corpo de Bran. Temos duas alternativas para o que se seguiu:

A) Brynden entrou no corpo de Bran e a mente de Bran entrou em Hodor para segurar a porta e salvar a vida de sua amiga Meera. Essa é a possibilidade mais estarrecedora, mas também a menos provável.

B) Brynden “wargou” em Bran e tem estado no controle de sua mente desde a fuga da caverna. Nesse caso a mente de Bran estaria preservada, mas suprimida. Pode ser até mesmo que Bran esteja aprendendo o que falta saber sobre seus poderes com seu mestre, que agora partilha de seu corpo.

Isso explicaria a atual frieza de Bran em relação às coisas, lugares e pessoas que costumavam representar muito para ele no passado, além de sua total falta de interesse por questões envolvendo quaisquer aspectos de sua vida pregressa, como o modo como seus pais morreram ou sobre quem seria o responsável por cada uma das duas vezes em que tentaram assassiná-lo. Na verdade Bran já não é Bran e sim Brynden. É curiosa a repetição de padrões nas jornadas dos Stark sobreviventes. Independentemente dessa teoria cada um deles teve que abrir mão de sua identidade: Bran foi treinado para deixar de ser Bran pelo Corvo; Arya teve um severo treinamento para deixar de ser Arya na Casa do Preto e Branco; Sansa precisou abrir mão de seu nome e se tornar Alayne Stone para voltar para Winterfell e Jon deixou de ser quem era e abandonou todos os seus vínculos de amor e sangue para se juntar a Patrulha da Noite. A matilha agora está junta, mas ainda não unida. O inverno chegou e eles precisarão um do outro mais do que nunca. Será que Bran voltará a ser, ao menos um pouco, o Bran Stark que conhecemos?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s