(contem spoilers do episódio)
O sexto episódio de Game of Thrones – Beyond the Wall – finalmente uniu as opiniões de dois grupos que até então costumavam discordar. Não, não me refiro a Lannisters e Starks e sim aos fãs da série que leram os livros e os que não leram. Não que ler seja imprescindível (mesmo porque a série já ultrapassou os acontecimentos dos livros), mas quem leu tem sua opinião sobre a adaptação influenciada pela obra escrita, o que muitas vezes faz com que esse fã seja mais crítico (chato) do que aquele que não leu.
Sim, o milagre do entendimento mútuo aconteceu, a paz se estabeleceu e todos estão de acordo: Beyond the Wall foi muito aquém do esperado para o penúltimo episódio da temporada, ainda mais se pensarmos que a temporada foi curta. Estamos apreensivos, pode apostar que sim! Será que o sétimo episódio vai ser digno ou vai trazer confusão ao tentar correr a distância que os episódios anteriores deixaram de cobrir?
Não pretendo fazer aqui um “recap” do episódio, mas apenas comentar os acontecimentos mais promissores e deixar aqui algumas expectativas para o futuro:
-Operação Um Morto Muito Louco Parte 2:
Ok, muito convenientemente um dos wights do pequeno grupo abordado por Jon e Cia. não caiu “morto” após o líder zumbi se desfazer sob os golpes de Garra Longa. Agora resta passar a Muralha com ele e depois atravessar o continente para mostrá-lo em Porto Real. Perguntas:
1- No calorzinho que vai fazendo a medida que se vai para o sul, como fica a situação do “presunto”? No mínimo desagradável. Pra não mencionar a distância que terão que percorrer em semanas de viagem. Se bem que o teletransporte provavelmente vai entrar em ação de novo.
2- Cada um desses miseráveis mortos-vivos do norte da Muralha vive apenas pela vontade do Rei da Noite e seus vassalos. Será que não existe limite pra esse Wi-Fi?
A Muralha supostamente não deveria neutralizar o feitiço que mantém os White Walkers ativos? Esse exagero de confiança na credulidade da audiência me deixa um pouco incomodada.
Agora resta saber como essa loucura toda vai influenciar a Rainha Louca, Cersei Lannister.
P.s: Sandor fez uma das coisas mais estúpidas da série, só perdendo para Ned confiando no Mindinho! Menos uma fã, Clegane!
– Casos de Família: Minha irmã é uma b%#ch!:
Arya confronta Sansa por causa da carta escrita há tanto tempo pela ruiva quando era refém em Porto Real, onde ela pedia a Robb que jurasse lealdade ao rei Joffrey. Sansa tenta reaver a mensagem, com medo de perder os aliados que possui no Norte. Ao fazer uma busca no quarto de Arya o que ela encontra são os rostos usados pela pequena loba em sua jornada de vingança. Arya aparece na hora e revela a natureza de suas habilidades adquiridas em Braavos. No fim o que parecia uma clara ameaça à vida de Sansa se mostra uma oportunidade. Nunca perco a esperança nos Stark, especialmente nas garotas. Ainda acho que existe um plano em andamento arquitetado por Sansa que será executado com a ajuda de Arya. Jon e Bran têm os Wights para lidar, creio que Mindinho seja responsabilidade delas e, se os deuses antigos assim o permitirem, logo o jogo de Baelish terminará, e de modo amargo para ele.
-Quando um dragão se perde, outro aparece:
Tyrion tem uma ideia estúpida, Jon adere (afinal o que ele sabe?), Sandor faz cachorradas diante do inimigo e eis a equação que resulta na morte de um dos dragões de Daenerys. Agora a história do dragão ter três cabeças foi para o espaço, a menos que o Rei da Noite ganhe de brinde os outros dois. Mas o dia não foi apenas de perdas e Jon resolveu dobrar os joelhos. Parece que Dany perdeu um dragão mas ganhou outro. Por outro lado os White Walkers ganharam um aliado que tirou o favoritismo de Dany e companhia nessa guerra. Graças ao Rei da Noite, vencedor olímpico de arremesso de lança congelada.
P.s: de onde os wights tiraram aquelas correntes? Fica a dúvida.
-Jon Snow cheio de intimidade:
Estão forçando a família Targaryen e não é de hoje, mas Jon chamar Daenerys de Dany, como supostamente fazia Viserys, está um pouco além dos limites. A questão é : depois de reforçar os laços entre tia e sobrinho será que farão a manobra mais risível de todas e colocarão os dois num relacionamento amoroso? Seria tão desnecessário quanto previsível.
A série, nesse momento, parece muito perdida e a expectativa é enorme. Nós da redação já programamos nosso jantar westerosi para assistir a conclusão dessa etapa, mas o monstro da expectativa está mais ameaçador que o próprio exercito dos mortos. Domingo, satisfeitos ou frustrados, nos despediremos (por ora) da saga de Westeros.