Dica de filme na Netflix: O Abutre

Está disponível na Netflix um dos melhores filmes dos últimos tempos, nascido pra ser um clássico do cinema.

O Abutre (Nightcrawler, 2014) é thriller e, ao mesmo tempo, é neo noir e comédia de humor negro.

Lou Bloom (Jake Gyllenhaal), por acaso, se depara com um acidente de carro. Rapidamente uma equipe de freelancers munidos de câmeras começa a filmar o local, explorando o momento ao máximo para produzir o material mais grotesco e violento possível, afinal, se tem sangue, vende.

O filme contém ótimas sequências, é realista  na medida certa (o suficiente para não tirar de campo a vibe de sátira e humor negro), mostrando a desconexão entre imagem e significado, expondo a frieza e apatia da sociedade atual. Ao que parece é chocante e, ao mesmo tempo, excitante para muitas pessoas ver a desgraça alheia se transformar em meras cenas de um filme a ser vendido para emissoras e revendido para saciar os voyeurs de plantão

824A1334.CR2

A direção do então estreante Dan Gilroy prima pelo realismo, com uma cinematografia fria, imersa na noite escura e luzes artificiais, a selva onde os “abutres” saem a caça de sua presa: o sofrimento que pode ser comercializado.

Jake Gyllenhaal está espantoso no papel. Quinze quilos mais magro, olhos vidrados, olheiras, a fala mansa que soa razoável mesmo ao dizer as maiores atrocidades, a frieza e indiferença estampadas no rosto. Lou é um típico sociopata metódico e amoral. Renee Russo como Nina, a chefe de uma emissora local, também merece destaque.

O filme chega ao ápice quando Lou começa a manipular situações para criar condições perfeitas para a ocorrência das cenas que ele deseja filmar, como um artista e sua criação.

O Abutre não é só uma crítica sobre a amoralidade da mídia, mas também sobre sociedade como um todo, na medida que somos obcecados pelo sofrimento de terceiros. Assista, você vai ficar com esse filme por semanas em sua mente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s