Vikings: Série entra em hiato após episódio cheio de lágrimas e sangue

(spoilers)

Moments of Vision”, o último episódio antes do hiato da quinta temporada de Vikings, mostra uma estrutura narrativa e estética diferente da habitual e uma batalha um tanto confusa com baixas significativas.

Como fora predito pelo Vidente, as consequências da morte de Ragnar se fizeram sentir de modo devastador. A cisão entre os filhos do famoso guerreiro inicia uma guerra civil violenta entre os vikings. Nessa metade de temporada vemos que Ivar está cada vez mais insano e sua busca por vingança pela morte da mãe não vai terminar tão cedo.

O episódio mostra o confronto sangrento do exército liderado por Ivar (Alex Høgh Andersen) com ajuda de dois aliados: seu irmão Hvitserk (Marco Ilsø) e o rei Harald Finehair (Peter Franzén) contra Lagertha (Karherin Winnick), que por sua vez tem a seu lado Ubbe (Jordan Smith), Halfdan O Negro (Jasper Päakkönen)  e Björn (Alexander Ludwig).

A batalha é contada de um modo não linear, focando mais nas emoções dos personagens que nas cenas da batalha em si. Foi uma escolha interessante, que deu um outro tom para a batalha, geralmente associada excitação e alegria entre os vikings. Apesar disso as cenas da guerra em si não ficaram muito claras. Os Suomi (povo indígena do norte europeu), que pareciam ter sido introduzidos na história para desempenhar um papel importante, acabaram não tendo muito peso dentro da narrativa. A decisão do confronto também se deu de forma súbita e em nenhum momento é mostrada a estratégia tão inteligente que justificasse o modo como se encerrou.

Vikings S05

Dentre os personagens que morreram o mais importante foi Aethewulf, rei de Wessex e da Mércia. De forma decepcionante o nobre guerreiro acabou morto por uma simples abelha. Bizarro porém fiel à História, que realmente credita a morte do grande lider Aethelwulf à picada do inseto.

O núcleo de Floki parece se arrastar com os personagens que quiseram seguir o construtor de barcos até a Islandia. Os mesmos que o seguiram por vontade própria, ao chegar lá, começaram a  causar conflitos. Floki, antes sozinho na ilha, via aquele lugar como um paraíso, um lugar perfeito para recomeçar. Na verdade Floki tinha a visão do potencial que aquelas terras tinham e essa visão ele passou para aqueles que se tornariam os primeiros colonos da Islândia. Mas o que essas pessoas viram ao chegar foi uma terra fria, dura e inóspita, o que fez alguns sentirem-se iludidos. Como vai se desenrolar esse arco que vem para mostrar o começo de uma civilização singular que hoje está entre as mais desenvolvidas do planeta ao mesmo tempo que guarda a maior parte das antigas tradições escandinavas?

No final do episódio é mostrado que Rollo finalmente está chegando em Kategat, mas será que ele continuará ao lado de Ivar? E o que significa o modo como Lagertha apareceu em sua última cena? A série ainda não tem data definida pra voltar, o que se sabe é que ainda esse ano teremos mais 10 episódios. Muito sangue ainda vai correr, pode apostar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s