Aniquilação: Sci-Fi cabeça com Natalie Portman na Netflix

Aniquilação, filme do diretor Alex Garland  (Ex Machina), estreou na Netflix após a companhia ter adquirido os direitos da Paramount (algo similar aconteceu em The Cloverfield Paradox) e divide opiniões. A crítica especializada tem elogiado bastante, embora não sem ressalvas. Já a opinião geral do público é de que se trata de um filme meio sem graça. Mas e nós, o que achamos?

O filme mostra uma arriscada expedição a uma área misteriosa  que pode estar sob influência alienígena ou de algum fenômeno desconhecido. O time é composto por Lena (Natalie Portman), Anya (Gina Rodriguez), Cass (Tuva Novotny), Josie (Tessa Thompson) e é liderado por Ventress (Jennifer Jason Leigh), apesar de a verdadeira liderança parecer ser de Lena.

A trama deixa o espectador intrigado com os mistérios que cercam aquela área. Quanto mais para dentro do local o grupo avança, mais o suspense cresce e a sensação de medo aumenta. Afinal o que aconteceu com as expedições anteriores?

img2

Infelizmente a construção dos personagens não é bem sucedida em criar algum sentimento de empatia no público em relação à eles. Outro ponto negativo é o fato de a história ser contada em três linhas temporais, o que permite que o espectador saiba quem sobreviveu, diminuindo um pouco da tensão.

No entanto o filme apresenta muitas metáforas e vários temas vêm à tona. O principal trata da auto destruição da raça humana, tema que faz um paralelo com as descobertas provenientes da expedição.

O roteiro não faz questão alguma de dar respostas e muita coisa fica no ar. A ficção científica aqui é, como em alguns clássicos do gênero, apenas um veículo para discussões fundamentais que dependem da capacidade interpretativa de cada um.

Aniquilação traz muitas metáforas, nem todas de fácil entendimento. É um filme reflexivo que tem seus méritos, embora seja um pouco morno para o gosto geral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s