Um Lugar Silencioso traz silêncio devastador e show de atuações

Um Lugar Silencioso (A Quiet Place), dirigido por John Krasinski (que também escreve e atua no filme), é um filme de suspense e terror que se passa num futuro próximo onde a humanidade se vê sob a ameaça de invasores alienígenas que se guiam pelo som para caçar suas vitimas de modo que, para sobreviver, as pessoas precisam se adaptar a viver num estado permanente de silêncio.

A premissa é simples e o filme se inicia após a invasão ter ocorrido, não mostrando o princípio dela nem explicando nada sobre a origem das criaturas. Vemos Evelyn (Emily Blunt), seu marido Lee (John Krasinski) e os filhos Regan (Millicent Simmonds), Marcus (Noah Jupe) e Beau (Cade Woodward) buscando por provisões, bem ao estilo The Walking Dead, mas descalços e se comunicando por sinais. A ausência de som cria uma atmosfera densa, onde qualquer som cria no espectador a mesma angústia que nos personagens. A comunicação é feita através de olhares e gestos, exigindo muito de cada ator. O design de som tem um papel crucial, criando a tensão alternando o silêncio absoluto com pequenos ruídos devastadores.

img2

A construção do suspense é feita também através da antecipação de situações potencialmente perigosas, onde o espectador vê antes dos personagens cada ameaça que os rodeia, fazendo com que a sensação de tensão seja contínua ao assistir ao filme.

É comum em filmes de terror que a ameaça apareça apenas à noite. Aqui as criaturas podem aparecer à qualquer momento e várias vezes os vemos à luz do dia, revelando um trabalho de CGI muito bem executado.

O silêncio é tanto que o próprio público da sessão de cinema seguiu sem fazer ruído, algo que julgo ter sido essencial para o bom aproveitamento do filme. Tente assistir no horário mais tranquilo possível.

Um aspecto fraco é a história em si, que não se sustentaria caso fosse muito esmiuçada. Ainda bem que o foco ficou nas atuações, muito convincentes durante todo o filme.

Um Lugar Silencioso consegue ser diferente da maioria dos filmes de terror atuais e faz o espectador ficar ansioso do começo ao fim. Apesar da avaliação precoce, pode ser que se trate do melhor filme de terror do ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s