Dica de filme na Netflix: O Sabor da Juventude

Dica de filme na Netflix: O Sabor da Juventude

Hoje quero indicar um anime que saiu recentemente no Netflix, a antologia com três segmentos chamada Shiki Oriori: O Sabor da Juventude. Se trata de uma produção sino japonesa do estúdio CoMix Wave Films, responsável pelo aclamado anime Your Name, do famoso diretor Makoto Shinkai. Apesar do marketing ter utilizado essa conexão para aumentar a expectativa em torno dessa nova produção, devo dizer que Shiki Oriori não passa perto de Your Name. Entretanto a obra tem seu valor e merece ser vista. Não é uma obra memorável, mas é bem feita, tem um belo design, linda trilha sonora e traz temas tocantes, como as dores do amadurecimento, laços familiares, amizade e amor. As histórias que servem de pano de fundo são simples, às vezes até bobinhas, mas certamente você se sentirá tocado em algum momento, seja por alguma experiência vivida pelos personagens, seja pela vontade de conhecer os lugares apresentados (no caso são três cidades chinesas), ou pelo desejo de experimentar algum dos pratos deliciosos que vemos serem preparados.

O primeiro segmento, chamado O Macarrão de Arroz, é ambientado em Pequim e conta a história de Xiao Ming, um menino que cresceu com a avó e cujas melhores lembranças da infância giram em torno da mesa, onde ele e sua avó costumavam saborear um bifum preparado numa pequena cantina próxima de sua casa. Depois, já adolescente, novamente o bifum, de um outro estabelecimento local, se relaciona com memorias afetivas, no caso, seu primeiro amor. É um conto leve em sua maior parte, com uma certa dose de clichê, mas que enche os olhos e termina reconfortante como uma boa sopa num dia frio.

O segundo conto se chama Nosso Pequeno Desfile de Moda e se passa em Guangzhou. A modelo veterana Yi Lin tem uma carreira de sucesso, mas percebe que o tempo de sua juventude está se esgotando, o que faz com que sinta-se insegura. Sua irmã caçula,  Lu Lu, a vê como um grande exemplo e Yi Lin não quer cair no conceito da irmã, mas se vê prestes à desistir de tudo quando o amor da irmã e de seu amigo Steve mostram a ela uma nova forma de continuar sua carreira. Dos três é o que tem a história mais fútil, mas tem uma boa dose de realidade e o amor entre as irmãs é muito tocante.

Por último temos Amor em Shangai, que traz os amigos inseparáveis Li Mo, Pan e Xiao Yu. Um sentimento diferente nasce entre Li Mo e Xiao Yu mas, antes de terem a oportunidade de dizer o que sentem um para o outro, são separados pelo destino. Uma fita cassete encontrada anos depois por Li Mo traz de volta a esperança de reviver esse amor perdido há tanto tempo. É a história mais bonita e lembra um pouco as obras do mestre Shinkai.

Se você quer ver uma animação bonita, com uma história doce e delicada, aproveite o fim de semana e assista O Sabor da Juventude. Pra completar o filme é curtinho, tem só 1h e 15 minutos de duração.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s