Quinta temporada de BoJack Horseman talvez seja a mais densa até agora

Quinta temporada de BoJack Horseman talvez seja a mais densa até agora

Após cinco temporadas pairava uma dúvida se BoJack Horseman conseguiria se reinventar e não cair na mesmice. Para nossa alegria a série continua a surpreender e entrega sua temporada mais densa até agora.

(com spoilers)

A trama dessa temporada gira em torno da nova série de BoJack (Will Arnett), Philbert, um drama policial cujo personagem protagonista tem muitas semelhanças com BoJack, semelhanças demais. Esse fato faz com que BoJack comece a misturar sua vida pessoal com a de seu personagem, causando uma crise de identidade que traz consequências importantes ao longo da temporada.

Apesar de centrada em BoJack, a série deu bastante espaço para os outros personagens ao mostrar mais do passado de alguns deles, como o episódio que conta sobre a juventude de Princesa Carolyn (Amy Sedaris), onde compreendemos a profundidade de sua ânsia de se tornar mãe. Diane (Alison Brie), que já teve seu passado mais explorado em outras temporadas, também teve um flashback onde, pela primeira vez, aparece seu pai.

Outro que teve um tempo considerável foi Todd (Aaron Paul). O fato de sua sexualidade ser debatida é muito interessante. Se o convencional é que a ficção mostre como os pais e a sociedade buscam impor limites para a sexualidade dos jovens, aqui é mostrado o preconceito contra Todd justamente por ser assexuado. O episódio que trata dessa questão é o mais divertido de toda a temporada. Também vemos em outro episódio, esse um flashback de Mr. Peanutbutter, como Todd acabou indo morar com BoJack. Nesse episódio vemos uma reflexão de Mr. Peanutbutter sobre o motivo do fracasso de seus relacionamentos amorosos.

bojack-horseman-quita-temporada-critica-review-alternativa42

Há um episódio que nos mostra a genialidade dos roteiristas, onde Bojack faz um monólogo que dura o episódio todo. O monólogo é seu discurso no funeral da mãe, onde ele desaba sobre todos os seus traumas e mágoas de infância e sua relação difícil com os pais. O final literalmente fez meu queixo cair.

E claro, a série não poderia deixar de dar uma cutucada nos escândalos de Hollywood. Vince Waggoner (Bob Canavale) é um controverso ator que faz declarações polêmicas e tem atitudes misóginas e agressivas. Porém, sempre após uma breve repercussão, o público esquece de seus pecados e ele volta à ativa no showbiz, exatamente como acontece na vida real. No final da temporada, porém, é BoJack que comete o ato mais infame e precisa de ajuda para colocar “panos quentes” no fato, algo que acontece de forma assustadoramente fácil (também como na vida real). Porém nosso anti herói não vai escapar fácil assim das consequências de seus atos.

Essa foi uma ótima temporada de um dos melhores desenhos adultos da atualidade. Muitos temas pertinentes, humor ácido, personagens cativantes e muitas referências fazem o nível de BoJack Horseman continuar elevado.

Referências e teorias

BoJack Horseman sempre teve muitos easter eggs e até algumas referências à acontecimentos futuros. No episódio “BoJack the Feminist” (episódio 4) BoJack fala num programa de TV que é “errado estragular a esposa” e é ovacionado, para depois, no episódio “The Showstopper” (episódio 11), ele acabar fazendo justamente isso. Pensando assim o episódio “INT. SUB” (episodio 7) traz algo de intrigante: nele os personagens estão “alterados” e BoJack é uma zebra, Todd é uma mão gigante e Diane aparece como a Princesa Diana. No último episódio Diane, após levar BoJack para a reabilitação, dirige seu carro em direção a um túnel…será uma referência ao trágico acidente que tirou a vida da Princesa Diana, mostrando que Diane não estará na próxima temporada? Seria muita loucura, mas isso é BoJack Horseman.

Anúncios

Um comentário sobre “Quinta temporada de BoJack Horseman talvez seja a mais densa até agora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s